Vídeo – Reunião do combate ao Aedes Aegypti em SFI 14-06-2019


Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inicia esta semana um mutirão de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. Na última sexta-feira (14), uma reunião na Câmara de Vereadores definiu as estratégias a serem adotadas durante a ação, que tem início nesta segunda-feira (17) por Guaxindiba, local com maior número de notificações das duas doenças.
“É preciso que todos nós estejamos atentos em relação ao Aedes aegypti, que não distingue pessoas e pode fazer vítimas, independente da classe social, seja pobre ou rico. O trabalho da ‘Saúde’ e demais secretarias é muito importante, mas a gente também precisa fazer a nossa parte eliminando os criadouros do mosquito”, ressaltou o vice-prefeito Claudio Henriques, que estava representando a prefeita.
Durante o encontro, o diretor clínico do Hospital Municipal Manoel Carola, Éber Marins, explicou para os agentes de endemias e agentes comunitários presentes os sintomas da dengue e da chikungunya.
“As duas doenças têm muita semelhança, como febre alta e súbita, manchas na pele, dores nos músculos e na cabeça, coceira leve, além de dor na articulação, sendo que na chikungunya é mais intensa, chegando a limitar a locomoção”, revelou.
Já o secretário municipal de Saúde, Sebastião Campista, que estava acompanhado da subsecretária Thayna Rissa, informou que neste ano foram registrados 512 casos suspeitos no município, sendo 434 de dengue e 78 de chikungunya.
“O plano estratégico de combate à dengue e à chikungunya, além deste mutirão e do carro fumacê que o município conseguiu junto ao Governo do Estado do Rio de Janeiro, passa principalmente pela conscientização dos moradores, que devem acabar com os criadouros do Aedes. A nossa expectativa é visitarmos aproximadamente 32.600 imóveis para realizarmos este trabalho de prevenção e combate ao mosquito. Desde já agradeço a colaboração das secretarias de Agricultura, Obras e Educação nesta união de forças”, destacou.
Compuseram a mesa ainda o vereador Alexandre Barrão, o secretário parlamentar Thiago Ferrugem, ex-vereador de Campos e que representou o deputado federal Wladimir Matheus; os secretários municipais Renato Roxinho (Agricultura), Yara Cinthia (Educação e Cultura) e Edivania Viana (Obras, Serviços Públicos e Urbanismo); além da analista ambiental Lauana Batista, que representou o secretário municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, Ilzomar Soares.
Ascom SFI

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.