6ª Rancheirada da SMEC teve início nesta sexta-feira (07) com a presença de um grande público. Fotos


Cerca de cinco mil pessoas participaram da sexta edição da Rancheirada da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), de São Francisco de Itabapoana (SFI), na sexta-feira (7) e no sábado, no pátio da prefeitura, na Praça dos Três Poderes, no Centro da cidade. A estimativa é da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio (SecTur).

O evento contou com os shows de Mazinho e Banda e do grupo Musical Prateado, além de apresentações de dança de 10 grupos de alunos da rede municipal de ensino e de quadrilhas convidadas, como “Vem que Tem”, de Santa Clara; “Tudo Nosso”, de Sossego; e “Sacode a Boneca”, dos jovens da Paróquia São Francisco de Paula.

“Superamos nossas expectativas em todos os sentidos e avalio que a cada ano estamos nos aprimorando”, observou a secretária municipal de Educação e Cultura, Yara Cinthia. Ela destacou que a rancheirada “não é um evento qualquer, mas sim, com particularidade cultural e social, uma vez que promovemos a integração entre as escolas e incentivamos a manifestação da cultura”.

Outro fator positivo ressaltado por Yara foi a mobilização financeira no município, o que também foi observado pelo secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Augusto Alves. Ele contou que está em andamento o processo de inclusão da Rancheirada da SMEC, como de outros eventos são franciscanos, no calendário de turismo estadual.

Na abertura do evento, a prefeita Francimara Barbosa lembrou que no primeiro ano de sua gestão, em 2017, houve o resgate da festa, que não era realizada desde 2011. Ao final de sua fala, ela pediu uma salva de palmas em homenagem a todos os profissionais da SMEC, em especial aos professores.

Agentes da Empresa Municipal de Trânsito de SFI (Emtransfi), da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar (PM) atuaram na segurança do público nas proximidades da Praça dos Três Poderes. Uma equipe do Resgate da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também deu suporte.

Ascom SFI

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.