SFI presente em evento no TJRJ pelo Dia Mundial da Água


Representando a prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos, e a diretoria do Conselho dos Secretários de Meio Ambiente (Cosemma), o secretário municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, Ilzomar Soares, que também é vice-presidente do Cosemma, esteve no Seminário “Um olhar estratégico sobre a Segurança Hídrica e de Barragens”, em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. 

O evento aconteceu no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), na capital fluminense, nesta quinta-feira (21), e contou com a presença do governador Wilson Witzel, entre outras autoridades.

Soares, que interagiu com a mesa e o público, defendeu a capilaridade hídrica da região, juntamente com o Rio Paraíba do Sul, e destacou a preocupação com projetos onde não se envolve o meio acadêmico, tendo como resultados impactos significativos junto à flora e à fauna.

“Alertamos sobre a necessidade de mais estudos complementares antes da execução e durante projetos de barragens e transposição. É de vital importância o levantamento e cuidados em relação a ecossistemas sensíveis, cíclicos e de várzeas, onde temos a garantia da reprodução que povoa o Rio Paraíba do Sul”, destacou.

As demais palestras também nortearam as inquietudes da sociedade civil em relação à gestão de águas nas bacias hidrográficas, assim como as obras, riscos e perigos do sistema de barragens, apontando a segurança hídrica como tema principal.

Estiveram presentes ainda a secretária Estadual do Ambiente, Ana Lúcia Santoro, o presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Claudio Barcelos Dutra, além de representantes de superintendências, da Procuradoria do Estado e Diretoria da Agência Nacional de Águas (ANA).

Ascom SFI

https://static.addtoany.com/menu/page.js

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.