Governo leiloa terminal no Porto de Vitória e pode amarrar ainda mais o projeto Porto Central
Depois que a empresa Vale comprou a Ferrous, podendo atrapalhar o projeto Porto Central, quem pode atrapalhar agora é o Governo Federal.
Um ano após o Governo assinar a liberação das obras do Porto Central, o planalto leiloa hoje(22) o terminal VIX30 no Porto de Vitória, na região metropolitana do Espírito Santo e mais três em Cabedelo, na Paraíba.
O VIX30 é um projeto greenfield, uma área nova, sem estrutura física, com prazo de arrendamento de 25 anos. A previsão de investimento é de R$ 128 milhões. A área a ser arrendada tem aproximadamente 74 mil metros quadrados e serve para movimentação de granéis líquidos (combustíveis).
Com a concessão dos terminais e a melhoraria na prestação dos serviços dos portos e redução dos custos logísticos, tende a diminiuir um pouco o gargalo logístico que o país possui atualmente. Não resolve, mas diminui com a melhoria dos processos.
Um gargalo menor, pode diminuir o interesse federal em incentivar a criação de novos portos pelo país, como por exemplo, o Porto Central. Uma outra situação muito negativa para o projeto, é que o Governo tende a leiloar vários outros portos pelo país.
Após o leilão dos vários terminais, a gestão passará para a iniciativa privada, que naturalmente irá aumentar a produtividade desses terminais e portos pelo país, diminuindo essa dificuldade logística do Brasil.

23 de Março, 2019