Profissionais da Saúde participam de capacitação


Cerca de 50 profissionais do Resgate Municipal (RM) e de Unidades 24 Horas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), de São Francisco de Itabapoana (SFI), participaram na manhã desta sexta-feira (28) de capacitação acerca de procedimentos de urgência e emergência. A palestra sendo ministrada pelo enfermeiro Antônio César.

Entre os temas abordados pelo profissional, que atua no 5º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), Faculdade de Medicina de Campos e Hospital Ferreira Machado (HFM), estavam o atendimento pré-hospitalar, trauma e parada cardiorrespiratória.

O coordenador do RM, Leonardo Alves, explicou que a proposta da qualificação, que incluiu teoria e demonstrações, era promover a atualização de conhecimentos e protocolos da área. Segundo ele, neste ano o treinamento foi estendido a profissionais de outro setores, como os que atuam no Hospital Municipal Manoel Carola (HMMC). “Levamos em consideração que a necessidade de primeiros socorros não escolhe nem dia, nem hora. É imprevisível”, observou.

Para a técnica de enfermagem, da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Gargaú, Marcineia do Rosário, o evento foi uma oportunidade de relembrar e aprimorar conteúdos aprendidos durante os cursos feitos.

O RM atua 24 h, diariamente, através no número 192.

Verão — Alves informou, por fim, que a equipe do RM já está estruturada para o período de alta temporada, em que o litoral são franciscano recebe grande número de turistas, além de moradores. Segundo ele, haverá equipes de plantão em Guaxindiba, Gargaú e Santa Clara, sendo que esta última abrigará uma base móvel.

Ascom SFI

https://static.addtoany.com/menu/page.js

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.