SFI intensifica fiscalização para garantir defeso da piracema


Começou na última quinta-feira (1º/11) o período de defeso da piracema em rios e lagoas da Bacia Hidrográfica do Paraíba do Sul. 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil (Sema) da prefietura de São Francisco de Itabapoana (SFI), instalou placas sobre o tema e afirmou que irá intensificar a fiscalização para coibir este tipo de pesca até 28 de fevereiro de 2019.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, Ilzomar Soares, explicou que a piracema é o período de reprodução de peixes de água doce. Ele destaca que pescar nesta época configura crime com detenção que varia de um a três anos, com possibilidade de multa de até R$ 100 mil.

“Seremos atentos e pontuais na fiscalização, com retirada de redes, tarrafas e qualquer outro material em locais de ocorrência da piracema”, pontuou.

Segundo Soares, foram instaladas cerca de 15 placas em pontos estratégicos em localidades como Barra do Itabapoana e Gargaú. A sinalização alerta para o uso de técnicas impróprias para a pesca, dando ênfase à pesca predatória.

De acordo com a presidente da Colônia de Pescadores Z-1, Diviane Chagas, SFI possui 940 pescadores cadastrados que serão assistidos no decorrer deste período.
Fonte: Ascom

https://static.addtoany.com/menu/page.js

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.