Mamógrafo Móvel realiza primeiro dia de atendimento em SFI nesta quinta-feira (11). Fotos


Com a presença da prefeita Francimara Barbosa Lemos, a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana iniciou nesta quinta-feira (11), no pátio da sede do executivo municipal, as atividades do Outubro Rosa, campanha de conscientização sobre o câncer de mama.

No primeiro dia de programação foram realizados os primeiros exames demamografia e ultrassonografia da mama, tireoide e transvaginal. Outros pacientes, que também integram a demanda atual, cadastrada no Núcleo de Controle, Avaliação, Auditoria e Regulação (NUCAAR), serão atendidos no próximo sábado (13). Os atendimentos são oriundos de uma parceria da prefeitura com a Secretaria de Estado de Saúde, que disponibilizou o veículo do mamógrafo móvel.

“Prevenir é o melhor remédio. Sinto orgulho de ser a representante de vocês que pôde proporcionar essa realização. Mulheres, não deixem de se cuidar. Procurem sempre o médico”, destacou a prefeita Francimara. Ela relembrou o período de tratamento contra a doença e afirmou: “O câncer não me venceu, eu que venci o câncer”.

Além do mamógrafo, um ônibus da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ficará instalado nos dois dias para realizar o primeiro atendimento ao paciente e fornecer informações ao usuário. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Sebastião Campista, os novos pedidos de exames serão realizados por intermédio de convênio com dois hospitais. A previsão é de que eles sejam feitos ainda neste mês. “O Hospital Municipal Manoel Carola (HMMC) conta com um equipamento antigo e não é digital, em que as chances de erro são maiores. Sendo assim, a prefeita Francimara, corajosamente, optou por não utilizá-lo e, por meio de parcerias, zerar a demanda”, esclareceu. Campista também lembrou que todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de SFI oferecem atendimento ginecológico.

Ainda dentro do Outubro Rosa, estão programadas palestras informativas em oito polos do Programa Saúde da Família (PSF), durante a próxima semana. Já no sábado (20), acontecerá uma caminhada na área central do município, entre a Praça São Francisco de Paula e o Núcleo de Prevenção e Apoio ao Paciente com Câncer e Familiares (NUPRAPAC), além do início dos trabalhos do grupo de apoio “Mundo Feminino” e do banco de lenço “Lenço Solidário”.

“A gestão municipal tem se comprometido durante todo o ano com atividades de prevenção e conscientização. Somente através da mamografia que conseguimos identificar tumores menores”, ressaltou a coordenadora do NUPRAPAC, a oncologista clínica, Elizabeth Uhl.
       Página inicial     

https://static.addtoany.com/menu/page.js

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

MENU