Sema realiza estudo sobre consumo de caranguejo


Como parte do estudo para implantação da Unidade de Conservação do Manguezal de Gargaú, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil (Sema) de São Francisco de Itabapoana realiza entre terça (9) e quinta-feira (11) uma pesquisa sobre o consumo de caranguejo das espécies uçá e guaiamum.

Os servidores da Sema se concentram em locais característicos de consumo e pesca e captura dos animais, como é o caso de Gargaú e Barra do Itabapoana. Até esta quarta-feira (10) cerca de 200 pessoas haviam sido entrevistadas.


“Nós queremos saber o grau de consumo, quem consume e de onde vem o caranguejo consumido. Os resultados integrarão nosso levantamento, que será enviado ao Instituto Estadual do Ambiente (INEA)”, esclareceu o secretário municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, Ilzomar Soares. No último mês de agosto, ele acompanhou umavistoria técnica da coordenadora de criação de Unidades de Conservação, da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), Renata Lopes,  no manguezal de Gargaú.

Soares acrescentou, por fim, que durante a realização da amostragem, os funcionários também estão alertando sobre o período de defeso do guaiamum, que prossegue até 31 de março do ano que vem.

Ascom SFI

https://static.addtoany.com/menu/page.js

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.