Francimara lança Projeto Educar Sorrindo em SFI nesta terça-feira (04-09)


Com a participação de estudantes da rede municipal de ensino de São Francisco de Itabapoana (SFI), a prefeita Francimara Barbosa Lemos lançou na manhã desta terça-feira (4) o projeto “Educar Sorrindo”, que aborda de maneira didática e lúdica a saúde bucal, além de realizar atendimentos odontológicos. O lançamento aconteceu no pátio da prefeitura e contou com a presença de assessores e secretários da municipalidade, como também de vereadores.
A iniciativa, que ocorrerá em parceria entre as secretarias municipais de Saúde e de Educação e Cultura (SMEC), espera atender cerca de 350 crianças e adolescentes por mês. Segundo o Departamento de Odontologia (DO), vinculado à SMS, as ações acontecerão inicialmente nas creches e depois nas escolas, sempre com a presença de um dentista e um atendente.

Francimara observou a importância de resgatar um projeto paralisado desde 2011. “Vamos aproveitar essa oportunidade que o governo municipal está oferecendo”, falou a prefeita direcionando-se aos estudantes presentes, acrescentando que uma vez por semana o odontomóvel atenderá os assistidos pelo Centro de Convivência da Terceira Idade Nágme Jorge Abílio.

Através do veículo equipado com aparelhos e materiais odontológicos, será possível realizar, por exemplo, extrações e obturações, além de atividades e palestras educativas. Segundo a diretora do DO, Karina Abdu, haverá ainda a distribuição de kits de higiene bucal. Ela informou que o objetivo do projeto é zerar a incidência de cárie infantil.

Paralelamente, a subsecretária municipal de Saúde, Thayna Rissa, destacou que “prevenção é uma das coisas mais importantes que podemos oferecer aos nossos munícipes”.

Ainda durante o lançamento, a secretária municipal de Educação e Cultura, Yara Cinthia, observou que “educação não é somente disciplinas, mas perpassa outras áreas”. Para ela, esta será uma oportunidade de oferecer tratamento odontológico de maneira mais acessível para as crianças. Esse benefício também foi ressaltado pelo presidente da Câmara de Vereadores, José Pinto Filho.

Participação de escolas — O evento começou com a participação de estudantes do primeiro segmento do Ensino Fundamental de algumas escolas e do Bloco 3 da Creche Escola Municipal Jamily Pinheiro Acruche de uma minipalestra acerca dos cuidados com os dentes. Eles entravam em uma estrutura inflável que representava uma boca para ouvir as orientações dos profissionais. “Espero ver vocês escovando os dentes direitinho e passando corretamente o fio dental”, afirmou o dentista Renato Martinez ao final de um dos bate-papos.

Ascom SFI
       Página inicial     

https://static.addtoany.com/menu/page.js

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

MENU