Dia D contra a febre amarela neste sábado em SFI


     Como forma de atender a Campanha Estadual de Vacinação contra a Febre Amarela, a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) dá prosseguimento à imunização em todos os postos do Programa Saúde da Família (PSF) espalhados pelo município. 
   O Dia D será neste sábado (8), quando essas unidades estarão abertas das 8h às 12h para atender o público-alvo, pessoas com idade de nove meses a 59 anos e que ainda não foram imunizadas. A medida é uma iniciativa do Estado e do município que visa dar continuidade à estratégia de imunização em larga escala de toda a população fluminense. 

   As doses da vacina estarão disponíveis nos seguintes PSF: Gargaú, Guaxindiba, Praça João Pessoa, Travessão de Barra, Barra de Itabapoana, além da Clínica da Família, localizada na chegada da cidade. Segundo informações do secretário municipal de Saúde, Sebastião Campista, ao longo da semana as doses da vacina também ficarão disponíveis nas UBS Imburi, Buena e Santa Clara.    “Queremos chamar a atenção da sociedade quanto à importância de se proteger contra a doença. Não deixem de se imunizar”, solicitou o secretário, que ainda antecipou outras informações. “A vacina da gripe, HPV e contra meningite C também continuará disponível em todos os postos vacinadores”, completou. Lembrando que a vacinação contra a febre amarela já está sendo realizada no município desde janeiro. De acordo com o levantamento feito pela Secretaria de Saúde, já foram imunizadas, em média, 60% da população.
   “Quem não se vacinar deixa uma brecha para entrada da doença na comunidade”, alertou Sebastião. É preciso ficar atento às contraindicações para a imunização, que é restrita para gestantes, mulheres amamentando, criança com idade inferior a seis meses. Pessoas alérgicas a ovo e gelatina, com baixa imunidade e acima de 60 anos. Causa – A febre amarela é uma doença infecciosa, causada por vírus. O principal transmissor do vírus causador da febre amarela em áreas silvestres é o mosquito do gênero Haemagogus, enquanto que na área urbana, o principal transmissor é o mosquito do gênero Aedes, tanto o Aedes aegypti, quanto o Aedes albopictus.Ascom SFI
Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.