MENINA DE TRÊS ANOS MORRE APÓS SER PICADA POR ESCORPIÃO, EM BAIRRO DE SFI


            Estes animais se escondem principalmente em terrenos baldios e nos meios de pedras e galhos
Uma menina de três anos morreu na tarde desta quarta-feira (08/04), depois de ser picada por um escorpião no bairro Máquina, zona rural do município de São Francisco de Itabapoana. Inicialmente, a menina identificada apenas pela inicial D.C., foi levada por familiares para o Hospital Manoel Carola e depois foi transferida para o Hospital Ferreira Machado (HFM), já que é o polo regional de aplicação de soro contra animais peçonhentos [antibotrópico].
     A equipe do Site Ururau conversou com a Infectologista e formada em Gestão e Saúde Pública, Elizabeth Tudesco. Segundo a médica, a menina foi medicada com antibióticos, mas não resistiu a picada e morreu na unidade de Campos.
 “A potência do veneno do escorpião é muito grande e a gravidade da picada depende muito da massa corporal da vítima, e como a vítima é uma criança, o corpo não aguentou a quantidade e a potência do veneno do animal peçonhento”, disse Elizabeth ressaltando que nesta época de calor e chuva, os animais peçonhentos como cobras, escorpiões e aranhas se procriam, facilitando o aparecimento.
     Ainda de acordo com a infectologista, estes animais se escondem principalmente em terrenos baldios e em meio de pedras e galhos amontoados. “As pessoas devem ter muito cuidado e sempre estar vigiando os quintais. Dentro das residências eles se escondem mais atrás de cortinas e dentro de sapatos”, disse.
      A infectologista alerta as pessoas quanto ao sistema de catação de um escorpião. “Não adianta matar o escorpião, porque o veneno cria resistência. O melhor a fazer é colocar luvas e pegar o animal com uma pinça e jogar álcool”, explicou Elizabeth acrescentando que em caso de picada procure imediatamente atendimento, pois caberá ao médico avaliar a gravidade e as consequências do ferimento.
     Aos moradores de áreas rurais, a médica aconselha a criação de galinhas, já que o animal é o predador do escorpião e irá picar, matar e comer o animal peçonhento. 
FONTE: URURAU

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

MENU