EMPREENDER – QUATRO DICAS PARA VALORIZAR A MARCA DE SUA EMPRESA


É importante que os pequenos empresários observem o valor da sua marca. Ela não precisa- e não deve- ter as mesmas proporções de uma pequena empresa.  O trabalho oferecido é importante para o seu cliente, possui um grande valor, e a empresa precisa ser reconhecida por isso. O número baixo de funcionários ou sua dimensão física menor não é fator que determina a qualidade do serviço oferecido.

Mas o fato é que possuir uma grande visibilidade no mercado é mais fácil para as grandes. Entretanto, existem outras formas de mostrar a cara do seu negócio e torná-lo mais conhecido. As mídias sociais chegaram para ficar e prometem visibilidade para qualquer empresa, independente do seu tamanho.  Em contrapartida, criar perfis nas novas mídias e ter um website não garante a tão querida boa imagem.  Além de mantê-los atualizados e interagir com o público, é preciso lançar mão de outras estratégias para sua empresa parecer maior do que realmente é. Antes de qualquer ação, a marca deve atentar-se aos elementos que a definem, por meio de uma logomarca que a represente.


     Não basta informar ao mercado os novos serviços, ideias, clientes e ações da organização. Uma boa marca se constrói comunicando valores e sua diferenciação no mercado, a fim de obter vantagem competitiva, fazendo com que suas especificidades sejam vistas e valorizadas. Assim, resumimos abaixo algumas ações simples, porém importantes, que irão contribuir para a valorização da marca e imagem de pequenas empresas no mercado. 

 

Construir uma boa identidade visual
 A identidade visual é o conjunto de elementos gráficos que representa visualmente a marca, representado por logomarca, cores e fontes. É preciso seguir um padrão na aplicação dos elementos para que sua empresa seja reconhecida por eles.
Na criação de uma identidade visual, a tarefa principal do designer é definir um conceito adequado à representação da marca, caracterizando a personalidade e os valores da empresa em um símbolo. Pode parecer simples, mas o processo de criação deve levar em conta diversos fatores, como a cultura da empresa, seu posicionamento no mercado, a imagem perante o público,objetivos, foco, missão etc. Por isso é tão importante consultar um especialista na área, já que apenas conhecimento técnico em programas de edição de imagem não garantem uma marca forte. 

 

Possuir material institucional profissional
 Catálogo, folder, pasta, papel timbrado e cartão de visitas são alguns dos materiais fundamentais para apresentar sua empresa para clientes e público em potencial. Além de comunicar informações importantes sobre a organização, o material institucional passa credibilidade e contribui para que a marca seja lembrada com mais facilidade futuramente. O importante é saber selecionar as informações primordiais ao entendimento da empresa, para evitar que o layout fique poluído e com excesso de informações, o que torna o material pouco interessante. 

 

 Criar um website eficiente 
Os sites institucionais servem como ponto de contato entre uma empresa e seus diversos públicos. No caso de instituições comerciais são usados geralmente para comércio eletrônico, recrutamento de funcionários etc. No caso de instituições sem fins lucrativos, servem principalmente para divulgação de trabalhos e eventos. É o tipo de site mais comum na Internet.
O site não é apenas o cartão de visitas da empresa na internet. Seu papel é mais amplo, sendo responsável por repassar informações confiáveis, de qualidade e proporcionar meios de interação com o público. 

 

Estar presente em redes sociais
A criação de perfis em redes sociais e o monitoramento da imagem da organização na internet é uma ótima oportunidade para as pequenas empresas. O importante é saber em quais redes seu público está e promover uma comunicação direcionada. Independente da sua vontade, sua marca será falada na rede e as informações poderão ser controladas e usadas em benefício do negócio apenas se a empresa estiver presente nas novas mídias. FONTE: http://www.iopen.com.br/
Print Friendly, PDF & Email

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

MENU