Histórico: multidão acompanha desfile e acendimento da iluminação na abertura do Natal Iluminado

Após intervenção total no telhado, as obras de revitalização do portal de entrada de São Francisco de Itabapoana foram inauguradas na noite deste sábado (22). A prefeita Yara Cinthia destacou que o investimento valoriza o local, responsável por recepcionar moradores e visitantes.
As telhas e a estrutura de madeira estavam muito danificadas, sendo que alguns pontos corriam o risco de desabar. A substituição por telhas novas, mais leves e modernas, além de uma estética melhor, proporciona mais segurança. Outro trabalho realizado foi a construção de uma calçada com intertravados ao lado da estrutura.
O espaço também ganhou um totem “Cidade de Fé” e um monumento da Bíbilia, com os seguintes trechos: “Feliz a nação cujo Deus é o Senhor” (Salmos 33,12) e “Tudo posso naquele que me fortalece” (Felipenses 4,13).
“No dia da posse, Deus tocou no meu coração para que tivéssemos no portal algo que representasse meu primeiro decreto, que entregou a chave do município a Jesus Cristo e consagrou a cidade a Deus. Muito mais que uma reforma estrutural, essa inauguração mostra que nosso município é governado pela fé. Sem a fé não somos nada e não chegamos a lugar nenhum. É por meio dela que veremos nossa terra prosperar ainda mais”, destacou a prefeita durante a inauguração.
Yara também lembrou que o portal foi construído no primeiro mandato após a emancipação político-administrativa do município. “Nosso respeito a toda a história construída por cada prefeito. Com a inauguração do monumento da Bíblia, transferimos a escultura em homenagem à família e à agricultura sanfranciscanas para o canteiro em frente à Praça dos Três Poderes”, explicou.
O deputado estadual Thiago Rangel ressaltou “a grande transformação” que acontece na cidade através de uma gestão séria, competente e compromissada com o povo. “Não é por acaso, que eu, junto com outros sete deputados, destinamos cerca de R$ 8 milhões para a Saúde”, informou.
Representando a Câmara dos Vereadores, o vereador Bibinho observou que os investimentos realizados pela prefeitura “têm mudado a cara da cidade”. Também estavam presentes o presidente do Legislativo Municipal, Alexandre Barrão, Nelcimar Júnior, Sorriso, Daniel Abílio e Patrícia Cherene.
Já o pároco da Paróquia São Francisco de Paula, padre Luciano Gomes, lembrou que o pórtico é tradicional nas cidades desde a Antiguidade, enquanto a Bíblia é o símbolo maior para os cristãos. Ele e outras autoridades eclesiásticas promoveram um momento de louvor e oração. Estavam presentes os pastores Rizoniltom Júnior, Gleidson Junqueira, Josavá Silva, Adilson Sacramento, Adriano Teixeira e José Alexandre.
A área central de São Francisco de Itabapoana entrou no clima natalino na noite deste sábado (22). A abertura do Natal Iluminado encantou milhares de moradores e turistas que acompanharam das calçadas, sacadas e na Praça São Francisco de Paula o acendimento da iluminação e um inédito desfile.
O Papai Noel e a Caravana da Alegria conduziram o cortejo pela Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, via que, pela primeira vez, também recebeu iluminação artística natalina.
Junto ao bom velhinho, cerca de 350 alunos de dez escolas da rede municipal de ensino fizeram um desfile com fantasias que fazem menção a diversos elementos característicos desta época do ano, como anjos, Mamãe Noel e elfos. Agentes e viaturas da Guarda Civil Municipal e da Empresa Municipal de Trânsito acompanharam todo o trajeto para garantir a segurança dos desfilantes e do público.
Ao longo de toda a avenida, moradores e visitantes de diversas partes do Estado do Rio de Janeiro acompanharam a passagem desfile, como é o caso de Pollyana Martins, que mora em Campos dos Goytacazes. Acompanhada do marido e da filha de três anos, ela passou o feriado prolongado na cidade e aproveitou para acompanhar a abertura do Natal Iluminado.
“Nós gostamos muito daqui, pois tem um povo muito acolhedor, e essa proposta do desfile é muito interessante. Além de ser um importante investimento no turismo, as crianças adoram. Natal é uma época muito especial”, afirmou.
Também de Campos, Jullyana Artilles e sua família estavam em uma das calçadas lotadas pelo público. Eles, que possuem residência no município há cerca de seis anos, destacaram a beleza do evento. “Amamos passar feriados e finais de semana aqui. Ver um desfile maravilhoso e lindo como este é bom demais”, disse.
Na chegada à praça, aconteceu a apresentação da Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino, com músicas tradicionais, como “Natal Todo Dia”, “A Paz” e “Noite Feliz”. O espaço, junto com a fachada da prefeitura, também recebeu diversos elementos cenográficos, além da iluminação.
As luzes de LED passaram a iluminar ainda a sede da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Tecnologia (SMECT), a Câmara Municipal, o Trevo das Praias e o canteiro da RJ-224.
“Que a partir dessas luzes, nossa cidade seja verdadeiramente iluminada pelo espírito natalino, que nos recorda o nascimento de Jesus Cristo. Tudo foi preparado com muito carinho e amor para juntos, celebrarmos essa data tão especial”, afirmou a prefeita Yara Cinthia, que acompanhou todo o cortejo. Ela estava acompanhada do deputado estadual Thiago Rangel, além de vereadores, assessores e secretários.
Na praça, a prefeitura montou uma estrutura para que comerciantes pudessem expor seus produtos, como doces e artesanato. O evento terminou com a abertura da casa do Papai Noel, que atendeu e distribuiu presentes para as crianças, e show com o cantor Gustavo Alves, que apresentou sucessos da Música Popular Brasileira (MPB).



























































































































































