Sob influência do El Niño, janeiro deve ter chuva e temperatura acima da média; veja previsão


O ano de 2023 terminou com um dos mais quentes da história. Em doze meses, batemos recorde de temperaturas, tivemos secas que esvaziaram rios no Norte do país e desastres e mortes com a chuva no Sul. Agora, o que esperar de janeiro de 2024? 

 

 

Segundo os meteorologistas, em janeiro o El Niño – caracterizado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico – vai atingir seu ápice e, com isso, a expectativa é de muito calor e chuva – com um verão mais quente do que o de 2023.

 

 

Em resumo: 

O mês de janeiro vai ser de calor intenso, com temperaturas acima da média. Com destaque para os estados do Acre, Amazonas, Rondônia, região central do Pará e leste do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Espírito Santo, Bahia e sul do Piauí também devem ter termômetros acima da média.

 


As chuvas de verão vão chegar em parte do país, com exceção do Norte e Nordeste que devem ter a seca agravada. A estiagem deve ser mais severa nos estados do Amazonas e Pará.

 

 

Calor acima da média e ondas de calor 
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura em janeiro vai ser intensa e podemos esperar um verão mais quente que o de 2023.

 

A alta acontece por causa da influência do El Niño e se soma às chuvas abaixo da média em algumas regiões, como Norte e Nordeste. Sem a chuva, as máximas não baixam e o calor tende a ficar mais intenso.

 

 

O ano de 2023 foi marcado por ondas de calor e podemos esperar que elas continuem em janeiro. A onda de calor acontece quando a temperatura fica acima da média por um período de três a cinco dias seguidos. O fenômeno deve acontecer no Sudeste e na região central do Brasil.

 

 

O mapa abaixo mostra as temperaturas acima da média pelo país:

 

Sudeste 
Chuvas: O volume de chuvas aumenta na região em janeiro. Os acumulados devem ficar acima da média, principalmente, em Minas Gerais, no Espírito Santo e no norte do Rio de Janeiro.

 

 

Já no estado de São Paulo, as chuvas devem ser superiores à média em alguns pontos do oeste paulista. No restante do estado, a chuva não deve superar o volume estimado.

 

 

Temperatura: Os termômetros seguem com máximas acima da média em todo o Sudeste. Em São Paulo, a máxima média esperada para o mês, segundo o Inmet, é de 27ºC, mas, neste ano, pode chegar a 28ºC em janeiro.

 

O mesmo deve acontecer no Rio de Janeiro. A temperatura máxima média é 30ºC e os termômetros podem registrar até 32ºC.


Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

MENU