Rio tem domingo de sol e flagrantes de desrespeito a medidas de isolamento na orla


Apesar da proibição da prática de esportes coletivos no fim de semana, vídeos mostram grupo jogando vôlei na areia da Praia de Copacabana neste domingo (19).

No primeiro domingo (18) após o início da fase 4 da reabertura da cidade do Rio, cariocas foram flagrados desrespeitando as normas de flexibilização para evitar o aumento dos casos do novo coronavírus na cidade.

 

Às 8h, um grupo jogava vôlei na areia da Praia de Copacabana e sem a utilização de máscara. A prática de esportes coletivos, como vôlei e futevôlei, em praias e lagoas passou a ser permitida, mas apenas em dias de semana, de segunda a sexta.

 

Muitas pessoas também aproveitaram o dia ensolarado para caminhar na orla durante a manhã, alguns sem máscara, o que é proibido.

Segundo o Climatempo, o domingo será de sol, com temperatura máxima de 29ºC, e não há previsão de chuva ao longo do dia.

 

Nos finais de semana, todos os esportes coletivos em praias e lagoas seguem proibidos para evitar aglomerações. A prática de altinha, por ser considerada lazer, segue proibida.

 

Neste fim de semana também voltou a ser permitido o estacionamento de veículos ao longo da orla do município. A proibição estava em vigor desde março.

 

Pontos turísticos
A partir da fase 4, pontos turísticos estão autorizados a reabrir com um terço da capacidade. Entretanto, Pão de Açúcar, Corcovado, Aquario e RioStar já anunciaram que só vão abrir na primeira quinzena de agosto.

O que está previsto na Fase 4
Esportes coletivos: (de segunda a sexta) em quadras nas praias e lagoas
Pontos turísticos: com 1/3 da capacidade e distanciamento de 4 m² por pessoa (procure antecipadamente o local para saber se foi reaberto)
Lojas de shopping e estacionamentos: a capacidade pula de 1/3 para 2/3
Piscinas de clubes: reabertas somente para natação (seguem proibidas para lazer)

Comércio de rua: – capacidade passa a ser de 2/3 e o funcionamento aos sábados está liberado a partir das 9h
Reabertura de estacionamentos na orla
Reabertura de feiras de artesanato – somente para venda de produtos desse segmento, mas proibida a comercialização de alimentos e bebidas
Academias: o distanciamento que era de 6 m² por pessoa passa a ser de 4 m²
Educação: universidades abertas somente para atividades práticas da área de saúde (medicina, fisioterapia, enfermagem)

Escolas
Havia previsão de que as pré-escolas e turmas de 1º e 2º ano reabrissem na fase 4, mas a Prefeitura recuou. As instituições de ensino seguem fechadas. O prefeito Marcelo Crivella disse que ouviu a opinião pública.

 

Bloqueios em áreas boêmias
Contra as aglomerações registradas em points boêmios da cidade, a prefeitura vai instalar micro-polos de bloqueios. Eles funcionarão na Olegário Maciel (Barra da Tijuca), Dias Ferreira (Leblon), Praça Vanhargen (Tijuca) e Nelson Mandela (Botafogo).

 

O objetivo, segundo Flávio Graça, superintendente Inovação, Pesquisa e Educação de Vigilância Sanitária, é aumentar a vigilância nas ruas e impedir aglomerações.

 

“A gente sabe que nesses polos a população está tendo um comportamento de aglomeração maior, e a gente precisa de uma fiscalização mais incisiva para não atrapalhar a atividade de bares e restaurantes”.

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.