Caiu no Enem: 2º dia de provas teve app de namoro, doping, rim biônico e receita para dessalgar o feijão


O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 cobrou questões inspiradas em assuntos contemporâneos e conhecimentos envolvendo problemas do cotidiano, como um app de namoro no estilo do Tinder, o esporte slackline, receita para dessalgar o feijão e tirar o cheiro de alho da mão e as funções de um rim biônico.
O Enem começou às 13h30 de Brasília e o segundo dia de provas tem cinco horas de duração. São 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza.
A prova de ciências da natureza trouxe diversas questões envolvendo o dia a dia na cozinha, principalmente sobre as utilidades de ingredientes bem populares, como o uso de café como adubo, na qual era preciso explicar qual era o papel dos compostos químicos presentes no café em contato com a terra a ser adubada; as diferenças no nível de acidez das polpas de frutas congeladas, comparando a concentração de ácido cítrico em frutas como caju e maracujá; a ciência por trás do truque de colocar batatas na panela do feijão quando ele está muito salgado; e o uso crescente de corantes naturais na indústria, como o betacaroteno, proveniente da cenoura.

O cultivo de alimentos orgânicos também foi tema de uma das questões. Era preciso explicar como uma lavoura com certificado orgânico fazia o controle de pragas.

Uma questão de biologia foi inspirada nos atletas olímpicos. Ela falava sobre o doping com a substância eritropoetina (EPO), proibida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), e pedia que o aluno explicasse o que essa substância potencializa no corpo do esportista.

O lixo espacial também caiu no Enem. Uma questão trouxe um texto do professor Renato Las Casas, publicado em 2008 no site do Observatório Astronômico Frei Rosário, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). No trecho citado, o professor reconta a história de quando, em 1978, partes de um foguete soviético passaram acima da cidade do Rio de Janeiro, mas caiu no Oceano Atlântico.

Para acertar essa questão, os candidatos tinham que fazer cálculos considerando a hipótese de esse acidente não ter caído na água, mas sim atingido a capital fluminense.
Ainda em física, um antigo comercial da rede de lojas Casas Pernambucanas que falava sobre frio para vender cobertores pedia que os candidatos entendessem os erros que o jingle traz a respeito de calorimetria. O jingle, de 1962 (veja no vídeo abaixo), fala sobre como os cobertores comprados na loja vão “aquecer o lar” durante o inverno, sem deixar o frio entrar”.

Porém, o enunciado diz que a letra da canção está tecnicamente incorreta, segundo os conceitos de calorimetria, já que a função do cobertor é impedir que o corpo perca calor, e não aquecê-lo.
Também havia uma questão que remetia ao slackline, esporte de equilíbrio sobre uma fita elástica esticada entre dois pontos. Nesse caso, o candidato precisava usar conhecimentos de física e de matemática para determinar a força que a fita exerce nas árvores quando um praticante caminhava sobre ela.

Uma questão curiosa abordava o comportamento de cutias. O texto falava que esses animais têm o hábito de enterrar as sementes que encontram para guardar alimento para períodos de seca. No entanto, algumas cutias roubam o alimento enterrado por outras, fazendo com que a mesma semente seja alvo de vários animais.
“Os cientistas descobriram que essa ladroagem faz com que uma mesma semente possa ser enterrada dezenas de vezes”, explicava o enunciado.

Em química, uma questão pedia que os estudantes fizessem uma análise da composição química do plástico PET, muito usado para a produção de garrafas de refrigerante. Era preciso explicar como ocorre a degradação do polietileno tereftalato.
O uso da pílula emagrecedora DNP também foi abordado no exame. A substância 2,4-dinitrofenol é proibida em diversos países, inclusive no Brasil, e promete acelerar o metabolismo e fazer perder peso muito rápido.

Em um dos exercícios de física o candidato precisava analisar o que ocorre com a pupila quando os se abrem embaixo d’água. No enunciado a prova citava o povo moken, grupo étnico da Tailândia que consegue ver com clareza nessas condições.

Matemática
Em matemática, pelo menos sete questões envolviam o tema construção civil. Havia perguntas sobre uma maquete de condomínio e também sobre a construção de estruturas como piscinas e reservatórios.

Uma questão foi inspirada em um aplicativo de namoro no estilo do Tinder, que dava possibilidades de match com três outros perfis ao mesmo tempo segundo a distancia de cada um. Cada usuário estabelecia distância e um gráfico com a localizando cada perfil. A questão, que pedia conhecimentos de probabilidade, pedia para o candidato calcular o ponto no gráfico em que seria possível fazer ‘match’ ao mesmo tempo com todos os usuários.

Outra questão envolvia o cálculo de câmbio de moedas para verificar o destino de viagem mais econômico com base no valor do real e no gasto diário calculado para cada local. As opções de destinos eram Austrália, Canadá, Estados Unidos, França e Reino Unido.

Houve também uma questão sobre o aumento da rendimento média da população de acordo com os censos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Houve um aumento na renda média do Censo 2000 para o Censo 2010, e o enunciado propunha uma projeção de aumento de 10% na renda média para 2020, em relação a 2010.

A concentração de álcool no sangue também foi alvo de uma das perguntas. O enunciado falava que a substância é considerada um depressor do sistema nervoso e pedia que o candidato calculasse os dados a partir da massa de um personagem fictício.

Duas questões de matemática abordavam o universo do trânsito: uma falava sobre as medidas de uma sinalização de ‘Proibido estacionar’ e outra cobrava conhecimentos de progressão aritmética para determinar a tendência de queda no número de acidentes de uma rodovia.

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

MENU