Visita técnica do FNDE: excelência caracteriza merenda escolar de SFI, diz especialista


Visita técnica do FNDE: excelência caracteriza merenda escolar de SFI, diz especialista
por Bianca RodriguesEducação
Após quatro dias de visitas técnicas, agentes do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane), da Universidade Federal Fluminense (UFF), caracterizaram a merenda escolar de São Francisco de Itabapoana (SFI) como “excelência”. O órgão, que é vinculado ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e presta serviços ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), realizou nesta sexta-feira (8) a última etapa de ações e contou com a participação da prefeita.

Na sede da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), alguns dos pequenos produtores rurais que fornecem mercadoria para as refeições das escolas e creches do município se reuniram com as especialistas do Cecane e componentes do Conselho de Alimentação Escolar (CAE). Também participaram representantes de São João da Barra, como “forma de aproximar as cidades vizinhas”.

Em grupo, foram debatidos temas pertinentes ao serviço prestado, tais como planejamento de cardápios, infraestrutura das cozinhas, compras públicas e controle social.

“Nosso trabalho é orientar e acompanhar o cumprimento de exigências e de investimentos do PNAE. Pelo o que observamos, as ações do município ligadas às merendas são de excelência, com mínimos detalhes burocráticos a serem resolvidos”, afirmou Lúcia França, uma das agentes do Cecane. Ela destacou que a visita a SFI foi a única, entre 17 municípios, a contar com a presença da prefeita.

Na ocasião, a chefe da municipalidade assinou o termo de compromisso exigido pelo PNAE que garante, por exemplo, a qualidade dos alimentos oferecidos. “Gostaria de agradecer a importante presença de vocês. Estou muito feliz por acompanhar e por termos uma avaliação positiva. Isso mostra o trabalho responsável e transparente de nossa gestão”, pontuou a prefeita.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Yara Cinthia, lembrou que nove mil estudantes consumem diariamente refeições de qualidade elaboradas por nutricionistas.

Visita — Oito unidades escolares do município receberam visitas das agentes. Elas acompanharam ainda o andamento dos processos licitatórios e de chamadas públicas referentes à Agricultura Familiar. Propriedades rurais também foram percorridas.

Ascom SFI

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

MENU