Equipes da Sema realizam ação de conscientização em Gargaú


Equipes da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil de São Francisco de Itabapoana (SFI) realizaram em Gargaú uma ação de conscientização entre os munícipes para diminuir os casos de animais domesticados que ficam pelas ruas da localidade. A meta é atender a solicitação da prefeita para auxiliar na prevenção de acidentes e dos próprios moradores, que reivindicavam os serviços, a fim de evitar ambientes insalubres que se formavam com as fezes dos animais.

Os agentes dos departamentos de Fiscalização e de Correição de Animais estavam envolvidos na ação e passaram toda a manhã percorrendo a localidade entregando folders e informando aos moradores sobre os riscos dos animais soltos em vias públicas. Na ocasião, também foram encontrados pelas ruas cerca de seis animais, entre cabritos e porcos. Os donos foram orientados para retirá-los e alertados sobre os consequentes riscos.

A diretora do Departamento de Fiscalização Ambiental da Sema, Juliana Alves, disse que a iniciativa não tem o objetivo de punir, mas conscientizar as pessoas para retirarem seus animais das ruas. “Existe uma dificuldade muito grande em realizar esses tipos de ações, porque muitas pessoas têm uma imagem negativa desse tipo de trabalho e acham que a gente vai punir, mas o que queremos é conscientizar e dar voz às pessoas para que elas possam conversar com a gente sobre esses problemas”, comentou.

A secretária da pasta, Luciana Soffiati, antecipou algumas informações que irão auxiliar os moradores que convivem com essa realidade. “Estamos trabalhando de acordo com as denúncias que chegam a nossa secretaria. E como esse tipo de ação tem grande importância pelo seu caráter preventivo, iremos realizar outras como essa, para tentar minimizar a quantidade de animais soltos em vias públicas, evitando assim acidentes, proliferação de doenças e muitos outros fatores negativos”, pontuou Luciana.

Ao final foi apresentado pelos agentes da Sema um balanço positivo da ação. Eles relataram que as pessoas se interessaram e também se comprometeram a denunciar casos semelhantes, quando necessário. Além isso, foi pontuado que, muitos também elogiaram a iniciativa e pediram que acontecesse mais vezes, já que muitas crianças brincam pelas ruas durante o dia.

Para denúncias é só entrar em contato pelo Canal Verde através do telefone (22) 9.8161-6713 ou presencialmente na sede da Secretaria de Meio Ambiente, que fica localizada nas dependências da Rodoviária Municipal, bem na chegada da cidade, em frente à Praça dos Três Poderes, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

MENU