Vídeo da formatura de mais uma turma da Padaria Escola em Valão Seco, SFI (2019)


A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), através da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH), realizou na tarde desta quarta-feira (11) a formatura da terceira turma do Curso de Padeiro e Confeiteiro da Padaria Escola de Valão Seco. O evento ocorreu na unidade. No total, 41 alunos receberam o diploma de conclusão da capacitação, que é totalmente gratuita e ocorre em parceria com a “Pré-Sal”, escola de formação profissional.

“Estamos dando oportunidade aos moradores do município de se capacitarem para poderem ingressar no mercado de trabalho. Vocês têm ainda a opção de trabalharem por conta própria para gerar renda e garantir o sustento da família. Já provei alguns docinhos e posso atestar a qualidade da produção. Parabéns a todos os formandos!”, destacou a prefeita de SFI.

A coordenadora da Padaria Escola, Amanda Viana, revelou o perfil dos formandos. “Alguns já trabalhavam na área e fizeram o curso para se aperfeiçoar e outros disseram que pretendem trabalhar em casa, tornando-se pequenos empreendedores”, disse Amanda, acrescentando que as aulas tiveram início em 15 de abril deste ano, sendo concluídas no dia 19 do mês passado.

O professor do curso, Jonatas da Silva Ribeiro, que também leciona no Senai, elogiou a iniciativa do município de oferecer gratuitamente a capacitação, que em média custa R$ 6,5 mil. “Quero parabenizar a prefeita pela estrutura oferecida por intermédio da SMTDH para que os alunos pudessem se capacitar. Eles aprenderam três etapas da panificação: pães, salgados e confeitaria. Todos estão aptos a ingressar no mercado de trabalho”, garantiu o professor.

Durante a solenidade foram entregues os diplomas para os formandos. “Desejo sorte a todos vocês. Aproveitem bem esta oportunidade que o município está oferecendo”, ressaltou a prefeita.

Participaram ainda da formatura o secretário municipal do Trabalho e Desenvolvimento Humano, Fagner Azeredo, e o seu subsecretário Isaac Salvador; o vereador Bebeto Ramos, representando a Câmara Municipal de SFI; secretários municipais e outros integrantes do Governo, Aroldo Leandro, proprietário da Pré-Sal, familiares dos formandos e moradores de SFI.

Aprovação – Um dos formandos, Ulisses Parreira da Silva, 62 anos, morador no Bairro Macabu, comemorou a conclusão do curso e disse que já está comercializando o material que produz em casa.

“Sempre fazia salgados e bolos na minha residência para consumo familiar, mas sem nenhuma técnica apurada. Mas, a partir desta capacitação, me aprimorei, passei a vender a produção e já tenho até meus clientes. O curso é excelente!”, declarou.

Reabertura – Fechada desde 2015, a Padaria Escola passou por reforma total na atual gestão, sendo reinaugurada pela prefeita em março de 2018.

Ascom SFI

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.