Desfile cívico em São Francisco de Itabapoana, RJ (2019)


Nos dias 6 e 7 de setembro, São Francisco de Itabapoana (SFI) comemorou a Independência do Brasil na área central e na localidade de Ponto de Cacimbas. Desfiles cívico-militares marcaram a data.

Aproximadamente 1.500 alunos e 1.200 servidores da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), responsável pela organização do evento, desfilaram nos dois dias, a partir do tema “Brasil: nossa terra, nossa gente”. Além disso, nove fanfarras complementaram o desfile, que abordou características culturais e econômicas das cinco regiões do país.

Para a secretária municipal de Educação e Cultura, Yara Cinthia, as comemorações em honra à pátria superaram as expectativas. “Estou muito satisfeita. A organização está se aprimorando cada vez mais. Foram desfiles belíssimos”, avaliou.

No desfile maior, realizado no Centro de SFI, o primeiro pelotão foi composto pela prefeita, acompanhada de assessores, secretários e chefes de departamentos. Em seguida estavam as bandeiras do Brasil, do município, dos 26 estados e do Distrito Federal. Representantes da Polícia Militar, do Exército e da Guarda Civil Municipal (GCM) vieram depois. Por fim, passaram pela Avenida Vereador Edenites da Silva Viana alunos e servidores de diversos órgãos da municipalidade.

A parada pela pátria contou ainda com a participação da Escola Irmãos em Cristo (EIC), instituição particular. A EIC abordou as etnias que contribuíram para a formação do povo brasileiro. Personalidades como o saudoso piloto brasileiro tricampeão de Fórmula 1 Ayrton Senna e o artista plástico Romero Britto, além de músicas conhecidas, foram lembrados.

O desfile terminou com a execução do Hino Nacional pelas fanfarras municipais de Barra do Itabapoana e Travessão de Barra.

No decorrer do evento, agentes da Empresa Municipal de Trânsito (Emtransfi) atuaram para orientar motoristas e garantir a fluidez do tráfego devido às interdições de vias.

Ascom SFI

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.