Professores participam do último encontro do Cooperjovem 2019


O último encontro do Cooperjovem 2019 em São Francisco de Itabapoana (SFI) foi realizado nesta segunda-feira (12), no salão Ana Festas. O projeto, que envolve professores da rede municipal, é uma parceria entre a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), o Instituto Sicoob e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Rio de Janeiro (SESCOOP/RJ).

Desde a primeira vez em que os 30 professores participantes se reuniram em abril, a temática debatida no decorrer das reuniões foi a cooperação e o trabalho em equipe, conforme observou a coordenadora pedagógica da Smec, Milbya de Paula.

“O palestrante, que é um profissional especializado no assunto, sempre mostrou, por meio de exemplos concretos, que a realidade das nossas escolas pode ser mudada com base em parcerias e o resgate da família e da comunidade escolar”, contou.

Ainda de acordo com Mylbia, um dos objetivos práticos do Cooperjovem, que é totalmente gratuito, foi a elaboração de Projetos Educacionais Cooperativos (PECs), que visam superar problemas e desafios do dia a dia escolar. Ao todo, foram criados 12.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Yara Cinthia, destacou que alguns PECs já estão sendo praticados nas escolas municipais. Ela informou que três criações dos professores de SFI serão selecionadas pelo Cooperjovem para o evento final do projeto: Ecos da Cooperação, que ocorrerá em novembro na capital do Estado e reunirá todos os municípios fluminenses participantes. Na ocasião, os profissionais receberão os certificados.

Cooperjovem — Todos os professores da rede municipal de ensino de SFI puderam participar do projeto, através de fichas de inscrição enviadas para as secretarias de todas as escolas que dispõem de Ensino Fundamental.

Em outubro, ainda dentro das ações, o Cooperjovem promoverá uma palestra com todos os educadores da rede com a participação do psicólogo Cláudio Pebas.

Ascom SFI

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.