Vídeo-Prefeitura forma primeira turma de guardas mirins


A cerimônia de formatura da primeira turma de cadetes da Guarda Mirim Municipal (GMM) de São Francisco de Itabapoana (SFI) foi realizada na tarde desta quinta-feira (24). Com a presença da prefeita, acompanhada do vice-prefeito, de secretários e assessores, 31 jovens foram formados, após seis meses de capacitação do primeiro projeto na história do município a atender exclusivamente esse público.

A solenidade começou com a execução dos hinos nacional e municipal. Em seguida, aconteceu o pronunciamento das autoridades. Um vídeo com momentos da atuação dos adolescentes em seus postos, como a Câmara Municipal e a prefeitura, também foi exibido.

A cadete da GMM, Rebeca Freitas, leu o discurso de agradecimento, representando todo o grupamento. Ela destacou o apoio da prefeita ao incentivar o projeto e o suporte da GCM, além de desejar “que as experiências vivenciadas sejam como uma alavanca para que possamos chegar ao destino planejado”. “Tudo foi necessário para o amadurecimento que hoje nos tornou mais forte. Obrigado a todos”, finalizou.

Durante sua fala, a coordenadora da GMM na Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH), Soraia Santos, lembrou a última atividade da primeira turma. Na ocasião foi abordada o combate à dengue em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Ela considera que “nosso foco é formar cidadãos, que venham a multiplicar o conhecimento adquirido ao longo desses seis meses”.

O comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Fabiano Vasconcellos, dirigiu-se aos cadetes e afirmou: “As portas da GCM estarão sempre abertas. Agradeço a vocês pela disponibilidade e força de vontade”. Ele também mencionou o empenho dos instrutores, que posteriormente receberam um certificado.

Neste mesmo contexto, o assessor de comunicação da GCM, Marco Tavares declarou que “nós fizemos esses jovens acreditarem que eles podem ser o que eles querem. Vocês são mais que vencedores”.

Na opinião do subsecretário municipal do Trabalho e Desenvolvimento Humano, Isaac Salvador, o projeto contribui para que, no futuro, os participantes possam seguir uma carreira na corporação. O secretário municipal do Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH), Fagner Azeredo, também estava presente e participou da entrega dos certificados.

O vice-prefeito considera que “esses jovens são o futuro do nossos país” e serão os responsáveis por fazer com que as novas gerações sejam mais comprometidas como cidadãos. Para ele, a atual gestão é um governo cidadão, pois “tem se preocupado com o desenvolvimento”.

Por fim, a prefeita revelou estar “muito feliz e emocionada”. Ela pediu uma salva de palmas para todos os envolvidos.

“Quando foi apresentado esse projeto em meu gabinete, fiquei encantada. Eu percebi que ele será um marco na história de SFI, pois vai deixar um legado. Hoje, olhando para vocês, eu vejo que todo o esforço a frente do município vale a pena”, concluiu. Ela lembrou que as inscrições para a segunda turma da GMM começam no próximo dia 5.

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.