EJA semipresencial inicia novos módulos


Cerca de 160 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da modalidade semipresencial, em São Francisco de Itabapoana (SFI), iniciaram novos módulos nesta semana. “Aulões” foram promovidos nas unidades escolares nesta terça (18) e quarta-feira (19) para a entrega e início da utilização do material didático especial confeccionado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC).

“Após o término de Língua Portuguesa, iniciamos os módulos de Inglês e História para os alunos da sexta a nona fase. Cada etapa deve ser concluída em até um ano e meio”, explicou a coordenadora da EJA, Giselle Pessanha. Ela ressaltou que, apesar da modalidade ser presencial, são exigidos 10% de presença do aluno.

A estudante Marivone Ferreira Gomes, 46 anos, que no momento cursa a oitava fase, afirma que “busca ser alguém na vida através dessa oportunidade que o município oferece”. “É muito importante. Faço por mim e por outras pessoas”, admitiu a aluna da Escola Municipal Aventina Maria Ferreira, em Floresta.

Outras três unidades escolares municipais contam com este tipo de ensino: Dalria Maria Gomes Macedo Gonçalves, em Gargaú; Estelita de Araújo Crespo, em Praça João Pessoa; e Manoelina de Souza Rodrigues, em Travessão de Barra. Nelas, os estudantes têm professores à disposição por até duas horas semanais para esclarecer o conteúdo e sanar dúvidas. Atualmente, sete profissionais estão viabilizados em cada local.

Para a secretária municipal de Educação e Cultura, Yara Cinthia, este investimento da prefeitura propicia a continuidade da “vida acadêmica” a são franciscanos com mais de 15 anos que não dispõem de tempo para frequentar uma sala de aula diariamente. Ela destaca que a EJA semipresencial conta com alunos de diversas faixas etárias, inclusive de 70 anos.

“Com o apoio da nossa prefeita, temos ofertado diversas oportunidades aos nossos munícipes em uma área tão importante para toda a sociedade, que é a Educação”, afirmou. Yara lembrou que também são oferecidas turmas da primeira à nona fase da EJA na modalidade presencial: no período diurno, na Escola Municipal Macarino Rosa de Moraes, em Volta Redonda, e à noite, na Escola Municipal Herval Luiz dos Santos Batista, na área central de SFI.

Ascom SFI

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.