Sema realiza investigação sobre mortandade de peixes e crustáceos em canal


Analistas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil (Sema) percorreram alguns trechos das margens do Canal Engenheiro Antônio Rezende, em São Francisco de Itabapoana (SFI), para investigar a possível mortandade de peixes e crustáceos. O trabalho foi feito entre segunda (15) e terça-feira (16).
 
A equipe coletou amostras em vários pontos e encaminhou para estudo laboratorial no departamento de Campos dos Goytacazes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Apesar disso, a observação preliminar dos servidores da Sema não apontou “nada de relevante, como indícios de derramamento de produto químico”.
 
“Nossa análise aponta que as chuvas em grande quantidade nas localidades de Funil e Floresta podem ter carreado material para o fundo do canal, como lodos, que podem conter metano e ácido sulfídrico. Essas substâncias provocam a baixa de oxigênio”, explicou o secretário municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, Ilzomar Soares. Ele esclareceu que nessas condições há a possibilidade de aparecer espécies mortas ou frágeis.
 
Soares destaca, por fim, a relevância da comunicação com o Canal Verde para intervenções e estudos, através do telefone 9.8161-6713.
 
A prefeita Francimara Barbosa Lemos ressalta que “nosso objetivo maior é trabalhar para trazer comodidade à população e visitantes”.

Ascom SFI

https://static.addtoany.com/menu/page.js

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.