Saúde promove conferência sobre SUS


“Democracia e Saúde: Saúde como direito e consolidação e financiamento do Sistema Único de Saúde” foi o tema que conduziu a sétima edição da Conferência Municipal de Saúde, em São Francisco de Itabapoana (SFI), realizada ao longo desta quarta-feira (10), na Câmara Municipal. O evento contou com a presença da prefeita Francimara Barbosa Lemos e de cerca de 100 servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que organizou a programação, por intermédio do Conselho Municipal de Saúde.
O encontro, que está previsto na legislação de SFI, começou com a execução dos hinos nacional e municipal. Posteriormente, houve a fala das autoridades.

Durante o seu pronunciamento, o secretário municipal de Saúde, Sebastião Campista, afirmou que a ocasião foi uma oportunidade para refletir sobre as políticas públicas voltadas para o setor, considerando as necessidades e os avanços obtidos. Ele citou três realizações da atual gestão, estabelecidas, segundo Campista, como prioridades no início do governo: a pactuação de referência na área cardiovascular com o Hospital São José Havaí, em Itaperuna; a realização de cirurgias ortopédicas no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) e no Hospital Estadual de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu; e o avanço na infraestrutura da psiquiatria.

“Desta forma, quero registrar que não existe uma prefeita à frente deste município, mas sim um coração. Neste tempo que estou à frente da SMS nunca faltou apoio e comprometimento com interesse da população por parte de Francimara”, afirmou.

Também destacando realizações da área, a prefeita afirmou que “muita coisa boa ainda está por acontecer, pois avançaremos ainda mais”. Ela admitiu: “Vocês não têm noção de quão difícil é governar SFI, mas não imaginam o quão prazeroso é trabalhar e lutar para poder contribuir com o desenvolvimento daqui”.

Aos participantes da conferência, a prefeita declarou: “Vocês são os responsáveis por indicar o caminho da Saúde Pública para os próximos quatro anos”.

Além de secretários e assessores do Executivo Municipal, participaram ainda os vereadores José Pinto Filho, o Pintinho; Bebeto Ramos e Luciano Coutinho. Os dois últimos discursaram e reconheceram progressos, como a implantação do polo de tratamento de picadas de escorpião e reformas de Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Atividades — A conferência contou com duas palestras: uma, abordava a “Saúde como direito” e o “Financiamento adequado e suficiente para o SUS”, enquanto a outra tinha como temática a “Consolidação dos princípios do SUS”. Os palestrantes foram o odontólogo Alexandre Buchaul e o secretário municipal de Fazenda, Fredy Beshara.

Também foi realizada a divisão dos participantes em três grupos temáticos (Saúde como direito; Consolidação dos princípios do SUS e Financiamento adequado e suficiente para o SUS) para apresentação das propostas. Por fim, houve a eleição dos delegados para a Conferência Estadual da Saúde.

Ascom SFI

https://static.addtoany.com/menu/page.js

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.