Reunião do Cosemma NNF em São Francisco de Itabapoana: representantes de 12 municípios participaram do encontro


São Francisco de Itabapoana  sediou nesta terça-feira(9) , reunião ordinária do Conselho dos Secretários Municipais de Meio Ambiente do Norte e Noroeste Fluminense (Cosemma-NNF), no Campo do Brasileirinho, na localidade de Gargaú, com a presença dos municípios que integram o órgão. Estiveram presentes na ocasião, 12 representantes municipais. Na pauta, foram discutidos temas relativos à estiagem e desastres naturais.

Na ocasião o município de Quissamã foi incluso no Conselho, além de terem sido discutidas propostas de apoio para reconhecimento dos cargos de funcionários que passariam de contratados para nomeados.

Os desastres naturais nas regiões Norte e Noroeste também foi um dos temas debatidos pelo Ten Cel Joelson Oliveira, Coordenador da Regional de Defesa Civil (Redec) que apresentou o novo comandante de área Cel Couri, e seus auxiliares. Também estiveram presentes o Superintendente Regional Baixo Paraíba do Sul, René Justen, do Instituto Estadual do Ambiente – INEA.

Representantes da empresa  EDI – Intercâmbio Eletrônico de Dados e Comunicação Inteligente fizeram demostração com o novo sistema de gestão e propriedades de controle com plataformas de ajuda digital.

O vice presidente do Cosemma e secretário municipal de Meio Ambiente e de Defesa Civil, Ilzomar Soares, ainda debateu sobre questões de encaminhamento de relatório e demais documentos ao governo Federal para reivindicações da multa imposta em 2003 no que tange ao derramamento de resíduos de soda cáustica da empresa Cataguases Papéis. Desastre ambiental em que 600.000 pessoas foram atingidas através da contaminação do Rio Paraíba do Sul.

“É muito importante para São Francisco de Itabapoana a participação neste Conselho e a integração com outras regiões, pois adquirimos conhecimentos, trocamos experiências, sempre na busca de ações ambientalmente sustentáveis que garantem a melhoria na qualidade de vida da população”, salientou Ilzomar.

O Conselho é uma unidade colegiada que tem por finalidade articular, deliberar e planejar sobre todos os assuntos pertinentes ao desenvolvimento, ampliação e efetivação das políticas ambientais das regiões Norte e Noroeste fluminense, visando alertar, antecipar e propor ideias para um cuidado melhor com o meio ambiente. Também compete ao Cosemma promover a deliberação e a interlocução entre as secretarias municipais de Meio Ambiente da região e junto aos órgãos competentes do Estado do Rio de Janeiro (SEA-Inea), da União (MMA-Ibama-ICMbio) e seus respectivos fundos, bem como das representações das municipalidades.

As demais cidades que integram o Cosemma são: Natividade, Itaperuna, Porciúncula, Laje do Muriaé, Miracema, Bom Jesus do Itabapoana, Santo Antônio de Pádua, Italva, São Fidélis, Itaocara, Varre-sai, São José de Ubá, Aperibé, Cambuci, Cardoso Moreira, Campos dos Goytacazes e São João da Barra.

https://static.addtoany.com/menu/page.js

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.