Prefeitura de São João da Barra, RJ, tem sistema invadido por hackers
O sistema interno da Prefeitura de São João da Barra, no Norte Fluminense, foi tirado do ar nesta segunda-feira (8), por volta das 11h30, ao ser invadido por hackers. O caso foi registrado na 145ª Delegacia de Polícia da cidade e está sendo investigado.
De acordo com a Secretaria de Fazenda, os serviços administrativos amanheceram criptografados e com acesso negado.
“O ciber, com mensagem em inglês, pediu ‘resgate’ de 5 mil bitcoins [dinheiro eletrônico] para liberar senha de restabelecimento”, divulgou o município.
Ainda segundo a secretaria, a Prefeitura não pagou o valor solicitado e acionou a polícia.
“Todas as providências estão sendo tomadas para sanar o problema, como formatação dos servidores e restauração do backup, que é feito na nuvem. Nenhum dado foi violado. O sistema deve ser restabelecido nesta quinta-feira”, explicou o secretário de Fazenda, Allan Barcellos.
Casos semelhantes já foram registrados em prefeituras de estados como São Paulo e Rio Grande do Sul.
10 de Abril, 2019