Prefeitura Municipal de SFI lança Programa de Cessação do Tabagismo


A prefeitura Municipal de São Francisco de Itabapoana juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, através do NUPRAPAC (Núcleo de Prevenção e Apoio ao Paciente com Câncer e Familiares) em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde-SES/RJ, lançam a partir de segunda-feira(08), o Programa de Cessação do Tabagismo no município.

         O Programa Municipal está inserido no Programa Nacional de Controle do Tabagismo, vinculado ao Ministério da Saúde, cujo objetivo é descentralizar as ações a fim de que os estados da federação possam viabilizar a implantação nos municípios de um conjunto de ações para o cuidado da pessoa tabagista.

         Para tanto, os tabagistas de SFI que desejam iniciar o tratamento para cessar o uso do cigarro, podem procurar o NUPRAPAC para maiores informações, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h. O núcleo conta com uma equipe multiprofissional composta por enfermeiro, médico, psicólogo, assistente social.

         Segundo a Coordenadora do NUPRAPAC, a oncologista Elizabeth Uhl, os interessados devem procurar a assistente social Mariana para informações. “É de extrema relevância este   Programa, pois estamos direcionando nossas ações para combater todas as doenças relacionadas ao tabaco, que são inúmeras.Podemos citar doenças como: câncer, em vários locais; como o câncer de pulmão, segundo câncer mais freqüente nos homens, excetuando o câncer de pele não melanoma; câncer de bexiga, pâncreas, boca, mama, colo uterino, além das doenças cérebro-vasculares”, explica Dra Elizabeth, enfatizando ainda que o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo,  matando anualmente aproximadamente 15.000 homens e 10.000 mulheres no Brasil.

“O tabagismo é um grave problema de saúde pública, atingindo grande parcela da nossa população e causando sérios problemas de saúde, levando, em muitos casos até a morte, por esta razão, não mediremos esforços para que este Programa se efetive no nosso município”, declarou a Prefeita Francimara Barbosa Lemos.

Segundo o Secretário de Saúde, Sebastião Campista, equivocadamente muitas pessoas acreditam que o tabagista é um“viciado”, “sem força de vontade”, “que não deixa de fumar porque não quer” . “Quem fuma sofre de dependência química, ou seja, é alguém que ao tentar deixar de fumar, se defronta com grandes desconfortos físicos e psicológicos que trazem sofrimento, e que pode impor a necessidade de várias tentativas até que finalmente consiga abandonar o tabaco. Entender o que acontece com o tabagista e suas tentativas de parar de fumar é fundamental para que se possa ter a real dimensão do problema”, explicou Campista, complementando que o Programa Municipal também trabalhará com o cognitivo-comportamental do atendido.

https://static.addtoany.com/menu/page.js

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.