SFI presente na comemoração dos 10 anos do Comitê do Baixo Paraíba


São Francisco de Itabapoana (SFI) marcou presença na comemoração dos 10 anos de fundação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana, cuja sede é em Campos. A assembleia festiva aconteceu nesta quarta-feira (20), no anfiteatro IV do Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). O Comitê objetiva promover a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos dos municípios das regiões Norte e Noroeste Fluminense.

“Um evento marcado pelo grande sucesso que é a representatividade e ações do comitê e vem contribuindo de forma incisiva para São Francisco de Itabapoana”, ressaltou o vice-presidente do Conselho dos Secretários de Meio Ambiente (Cosemma), Ilzomar Soares, que também é secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil de SFI, tendo representado a prefeita Francimara Barbosa Lemos.

Um dos destaques da comemoração, a palestra do diretor de Hidrologia da Agência Nacional de Águas (ANA) Ney Maranhão, considerado o maior conhecedor e representante do Brasil em importantes órgãos internacionais ligados diretamente ao sistema hídrico nacional, política e gestão, que falou sobre “Crises e Segurança Hídrica”. O tema ganhou destaque no discurso de Maranhão, que ressaltou a preocupação através de comparativos da década de 50 e as conseqüências, apontando causas e efeitos em se tratando da conservação e manutenção da grande capilaridade hídrica nacional.

Estiveram presentes ainda à confraternização personalidades do meio acadêmico, político, sócio-econômico e integrantes de comitês de outras regiões, nomes como professor Hélio de Freitas Coelho e o presidente do Comitê Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana, João Gomes Siqueira, acompanhado da diretoria do órgão, secretários municipais, representantes da Uenf, entre outros.

Durante uma apresentação cultural, o poeta Roberto Acruche, de SFI, participou junto com mais quatro poetas de outras cidades da região de abrangência do Comitê. Eles declamaram poesias a respeito da região hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana.

Ascom SFI

https://static.addtoany.com/menu/page.js

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.