SFI presente em reunião do Cosemma na cidade de Pádua


São Francisco de Itabapoana (SFI) marcou presença na reunião mensal do Conselho dos Secretários de Meio Ambiente (Cosemma), realizada nesta terça-feira (12), na cidade de Santo Antônio de Pádua, na Região Noroeste Fluminense.

O vice-presidente do Cosemma e secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil de SFI, Ilzomar Soares, que representou a prefeita Francimara Barbosa Lemos, lembrou as propostas e parcerias iniciais colocadas durante reunião na semana passada.

“Frisamos o quanto será necessário trazer para perto dos municípios a importância acadêmica, pesquisas e publicações da nossa flora e fauna, que seguem ameaçadas devido à implantação de projetos de engenharia sem qualquer compromisso de estudo de impacto ambiental”, ressaltou.

O prefeito anfitrião, Josias Quintal, destacou a responsabilidade e funcionalidade das secretarias de meio ambiente, colocando as premissas de primeiro plano e de visão macro, juntamente com o Estado e a União.

“Cada vez mais os prefeitos devem ter o dever de abrir espaço no governo para as questões ambientais e de sustentabilidade, assim como as demandas diárias e desenvolvimento de projetos. Nós temos que seguir e estar acompanhando o mundo”.

O superintendente regional do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), René Justen, concordou e ainda sustentou que o novo Governo do Estado terá novas atuações nos municípios, diagnosticando e trabalhando para criar alternativas de segurança nos espaços diferenciados sensíveis e na grande preocupação sobre fonte de recursos hídricos e as complicações para novos tempos e projetos.

Já o secretário de Meio Ambiente de Pádua, Arcênio Jubim, lançou o manual de autorização, poda e corte de árvores. Na palestra principal, a Biofibra e sua diretoria apresentaram o tema “Sistemas Econômicos Para Tratamento de Esgotos Sanitários e Efluentes”, através do palestrante Ronaldo Luís Lepssh. Ele enfatizou que para municípios, inclusive SFI, a tecnologia desenvolvida na empresa apresenta um grande grau de eficiência e qualidade de baixíssimo custo na aquisição e manutenção, dispensando obras com grandes intervenções e de alto custo de projeto. Ao cumprir-se a pauta, novas agendas para o mês de março foram colocadas em votação e a diretoria do Cosemma acatou as novas datas e eventos propostos.

Ascom SFI

https://static.addtoany.com/menu/page.js

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.