SFI busca parcerias para geração de empregos com carteira assinada
Os secretários municipais de São Francisco de Itabapoana (SFI) Ilzomar Soares (Meio Ambiente e Defesa Civil) e Fredy Beshara (Fazenda), além do procurador-geral, Ricardo Baptista, estiveram reunidos com representantes do Instituto Social Oscar Niemeyer de Projetos e Pesquisas (ISON), na cidade do Rio de Janeiro, nesta terça-feira (5). O encontro visou o alinhamento de possíveis projetos em parceria, incluindo a participação do Governo do Estado, o que poderá gerar várias oportunidades de empregos formais em SFI (com carteira assinada).
Recebidos pelo superintendente João Batista de Morais Jr. e o membro do Conselho de Administração do ISON Marcovan Porto, o grupo discutiu o incremento à produção de fruticultura, melhora de comercialização e viabilidade de instalação de uma fábrica de beneficiamento para sucos, através de investidores estrangeiros interessados na região.
“Temos muito a oferecer, especialmente em contribuir para a Agricultura Familiar e diversas culturas. Ressalto a necessidade de termos no município o Selo Verde (certificação de produtos adequados ao uso com menor impacto no meio ambiente em relação a outros produtos), controle de defensivos agrícolas dentro dos limites estabelecidos, tecnologia de mudas e acondicionamento temporário para fabricação de sucos”, destacou Soares.
O secretário de Meio Ambiente revelou que Baptista apontou que a Procuradoria-Geral vislumbra estar no processo para aprofundar o trabalho jurídico que está sendo desenvolvido com revisão de leis, o que facilitará novos empreendimentos e projetos, assim como a Fazenda em auxiliar nas questões de incentivos, áreas industriais e comerciais.
A prefeita Francimara Barbosa Lemos comemorou as boas novas e autorizou a formação de um Grupo de Trabalho (GT) para providenciar um portfólio de SFI com todas as estruturas públicas. Existe a possibilidade da marcação de uma nova reunião em breve diretamente com os investidores internacionais.
ISON – Criado em 2004, realiza projetos nas diversas áreas tecnológicas e humanas. Os resultados financeiros devem ser destinados a novos projetos ou na manutenção de um Fundo Especial aplicado exclusivamente em projetos sociais.
Os recursos são obtidos através dos resultados dos projetos, doações e parcerias – Parceria Público Privada (PPP), Sociedade de Propósito Específico (SPE) – em empreendimentos, bem como na captação de recursos junto a organismos públicos ou privados para os projetos de interesse social ou ambiental. Para esse fim conta com correspondentes internacionais e uma representação em Portugal.
Ascom SFI
7 de Fevereiro, 2019