Profissionais da rede municipal de ensino participam de encontro pedagógico


Com o início do ano letivo marcado para a próxima segunda-feira (11), a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) de São Francisco de Itabapoana (SFI) promoveu nesta quarta-feira (6) encontro pedagógico para professores e servidores de apoio da rede municipal de ensino. Ao todo, cerca de 1.200 servidores estiveram presentes.
O evento aconteceu no Salão Felicitá Cerimonial, no Centro, e foi dividido em duas partes. Aproximadamente 50 funcionários da SMEC atuaram na organização.

Durante a manhã, participaram os professores e à tarde, os funcionários de apoio. Os grupos ouviram a palestra “Maestria Pessoal e Profissional: A essência do Processo Educacional” com o doutor em Educação e Psicologia, Jair Passos. Referência em treinamentos em diversas áreas, ele observou que o profissional do setor passa por um momento novo, influenciado pelas novas tecnologias. Desta forma, o encontro foi “uma oportunidade para motivar o desempenho e passar técnicas de relacionamento com os alunos”.

Paralelamente, a secretária municipal de Educação e Cultura, Yara Cinthia, engajou os profissionais a trabalhar em parceria com a municipalidade. Ela afirmou: “Nós queremos e vamos buscar uma Educação de qualidade com o apoio de todos. Sou professora como vocês e, assim, somos companheiros e parceiros de trabalho”.

Representando a prefeita Francimara Barbosa Lemos, o vice-prefeito Claudio Henriques relembrou momentos do período escolar para enaltecer o papel do docente na sociedade. “É uma profissão insubstituível. Nenhum grande profissional chega ao sucesso sem passar por um bom professor”, considera.

O início dos trabalhos nos dois turnos contou com o pronunciamento do pastor Júnior Raimundo e do padre Lucas Mendes. Eles declararam, respectivamente, que lecionar é um “dom concedido por Deus”, sendo esta profissão “uma arte sublime, que exige firmeza e perseverança”. À tarde, eles falaram a cerca do trabalho em unidade.

A SMEC disponibilizou café da manhã e lanche da tarde para os participantes, além de sorteio de brindes. Na ocasião, os diretores receberam materiais contendo o currículo mínimo.

Segunda parte — No período da tarde, as autoridades voltaram-se para os profissionais que atuam no apoio das escolas e creches. “Vocês são muito importantes. Quando converso com os alunos questiono: ‘já imaginaram o ambiente escolar sem comida e limpeza?’”, contou Cinthia.

Henriques, por sua vez, salientou que com “a união e a responsabilidade de cada um, a rede municipal de ensino contribuirá para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa”.
Ascom SFI

https://static.addtoany.com/menu/page.js

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.