Chamadas sobre queimadas diminuem, mas Sema mantém alerta sobre danos


Em um ano, o Canal Verde da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil (Sema) de São Francisco de Itabapoana (SFI) registrou queda de cerca de 50 % no número de solicitações que envolvem queimadas. A análise é de que os índices refletem o trabalho de conscientização produzido.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, Ilzomar Soares, são desenvolvidos diversos tipos de ações nas redes sociais, rádios comunitárias e com lideranças políticas. Ele aponta ainda a “nova dinâmica de coleta de lixo” como fator que diminui a queimada induzida, beneficia a pureza do ar e, consequentemente, diminui a taxa.

“A queimada tem várias vertentes cumulativas. Desde a ordem de perdas ambientais, em espaços de ecossistemas importantes, por exemplo, até mesmo na saúde pública, haja vista que a entrada de pessoas com inalação e, possivelmente, bronquite tende a aumentar”, explicou. Outros prejuízos lembrados são o aumento da sensação térmica e das complicações para a produção agrícola.

Soares ressalta, por fim, para que “os moradores e visitantes não façam queimadas em seus quintais, usem a coleta programada e vistoriem os mangotes e válvulas dos fogões para uso correto”.

Em casos de pequenos incêndios, entre segunda e sexta-feira, das 8h às 17h, a população pode ligar para o Canal Verde através do telefone (22) 9.8161-6713. Nas demais situações, o 193 deve ser acionado.

Ascom SFI

https://static.addtoany.com/menu/page.js

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

MENU