Família de gambás resgatada dentro de churrasqueira em SFI


A Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil de São Francisco de Itabapoana (SFI) resgatou uma família com seis gambás (Didelphis marsupialis). A ação aconteceu na manhã desta quarta-feira (9), quando os mamíferos estavam escondidos dentro da churrasqueira de uma casa.

“Recebemos a solicitação para fazer o resgate numa residência, próximo a uma pousada, na Praia de Guaxindiba. Chegando ao local, a nossa equipe composta pelos analistas Douglas Barreto, Lauana Batista e Juliana de Souza constatou que eram cinco filhotes junto com a mãe”, informou o secretário municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, Ilzomar Soares, acrescentando.

“Os gambás, depois de uma análise da nossa equipe, foram soltos em uma área de vegetação. Gostaria de reforçar a orientação para toda vez que alguém no município se deparar com algum animal silvestre acionar o Canal Verde por intermédio do telefone 9.8161-6713, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, que a secretaria providencia o resgate”, explicou Ilzomar.

Histórico – O gambá pesa entre três e cinco quilos, vive até cinco anos e tem até três gestações anuais, construindo ninhos com folhas e galhos em troncos ocos. Habita preferencialmente florestas e matas, mas tem boa adaptação em relação à presença humana. Frutos, insetos, vermes, filhotes de pássaros, ovos e pássaros adultos de pequeno porte fazem parte da alimentação do animal.

Ascom SFI

https://static.addtoany.com/menu/page.js

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.