Secretário de Meio Ambiente de SFI empossado como vice-presidente do Cosemma


A Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil de São Francisco de Itabapoana (SFI) esteve presente na última reunião do ano do Conselho dos Secretários de Meio Ambiente (Cosemma), no município de Itaperuna, na Região Noroeste Fluminense. Durante o evento houve aprovação e posse da nova diretoria do Cosemma para o biênio 2019/2020, sendo empossado como vice-presidente da entidade o secretário municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil de SFI, Ilzomar Soares.


“Agradeço inicialmente a confiança da prefeita Francimara Barbosa Lemos por estar à frente da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil. Vejo a necessidade de termos caminhando a Anamma-RJ (Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente) na verificação de ordenamento para parte do ICMS Verde constar diretamente no Fundo Ambiental dos Municípios, a fim de que seja usado diretamente com suas demandas”, argumentou Soares, acrescentando:

“É preciso ainda buscar apoio, principalmente na Frente Parlamentar Ambiental do Congresso Nacional para alteração na lei estadual, através de encaminhamento para o Estado e à Alerj, consequentemente, assim como lutar em relação às correções na distribuição de royalties de petróleo junto à Ompetro (Organização dos Municípios Produtores de Petróleo) e a questão da atualização do cadastro para a TCFA (Taxa de Controle de Fiscalização Ambiental) nos municípios”.  

Os demais membros da nova diretoria do Cosemma são: presidente, Marcos Paulo de Pinho, secretário de Meio Ambiente de Natividade; tesoureiro, Evaldo Gonçalves Junior, secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Recursos Hídricos de Bom Jesus do Itabapoana; e secretário, Wagner Coutinho, secretário de Meio Ambiente de São José de Ubá. Foram aprovados ainda para o Conselho Consultivo permanente o ex-secretário do Ambiente e Defesa Civil de Cardoso Moreira Juarez Noé da Rocha; além do superintendente geral do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Fernando Guida, e o superintendente regional do órgão, Renê Justen.

Durante a reunião novos horizontes e alternativas para o Consórcio Norte/Noroeste Fluminense para a gestão de resíduos sólidos urbanos e viabilidades técnicas, que objetivam contribuir para diminuir o custo direto do transbordo e reciclagem.

A secretária de Meio Ambiente anfitriã, Jeanne Hespanhol, falou sobre as expectativas a respeito do novo governo, as oportunidades e necessidades do Norte/Noroeste Fluminense, dando ênfase também para que mais quatro municípios participem do Cosemma, ideia já liderada pela nova diretoria: Conceição de Macabu, Quissamã, Carapebus e Macaé.

Ao final do encontro, Guida destacou as lutas e vitórias na área ambiental na região e revelou estar animado em prosseguir auxiliando na nova jornada da diretoria do Cosemma. Encerrando a reunião, houve confraternização entre os presentes.

Ascom SFI

https://static.addtoany.com/menu/page.js

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.