Aula inaugural implanta a Guarda Mirim Municipal de SFI


A prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos, participou da aula inaugural da Guarda Mirim Municipal (GMM) com os 50 adolescentes entre 14 e 18 anos incompletos selecionados, agora denominados cadetes. A solenidade aconteceu na tarde desta terça-feira (11), no Ciep 470 Celso Martins Cordeiro, no Centro.

“Estamos realizando mais um sonho, não apenas dos jovens de SFI, mas de todo o município, com a implantação da GMM por intermédio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano. Durante o curso, os nossos adolescentes terão despertados o sentimento de cidadania, sempre ressaltando a importância da responsabilidade e do cumprimento de suas obrigações diárias”, destacou a prefeita Francimara.

São 15 cadetes que participarão do curso de formação pela manhã e os outros 35 à tarde. Durantes as aulas, os alunos receberão junto à Guarda Civil Municipal (GCM) e à Empresa Municipal de Trânsito (Emtransfi) os ensinamentos técnicos, a fim de serem capacitados para atuar nos dois órgãos. Para custear as atividades, cada guarda mirim receberá uma bolsa-auxílio de R$ 100,00.

Foram 126 inscritos (66 meninos e 60 meninas) e a seleção ocorreu levando-se em consideração o perfil socioeconômico através de dados do Cadastro Único (CadÚnico), e prioritariamente, os que estavam em risco ou vulnerabilidade social.

Aprovação – O cadete Lucas Albernaz, 15 anos, morador na localidade de Boa Sorte, revelou que está otimista pelo início do curso de formação de guardas mirins.

“Minha mãe acabou sendo a maior incentivadora para eu fazer a inscrição no curso. Espero aproveitar esta oportunidade através dos ensinamentos durante todas as aulas”, declarou.

O secretário municipal do Trabalho e Desenvolvimento Humano, Fagner Azeredo, destacou a importância da GMM. “Estamos contribuindo para a formação humana destes jovens com o fortalecimento do vínculo pessoal, familiar, comunitário e social“, ressaltou Azeredo.

Além da prefeita Francimara e do secretário Azeredo, compuseram a mesa o comandante da GCM, Fabiano Vasconcellos; o diretor-presidente da Emtransfi, coronel Eduardo Dias; o subsecretário do Trabalho e Desenvolvimento Humano, Isaac Salvador; a diretora do Departamento Municipal de Juventude, Soraia Santos; os vereadores José Pinto Filho, o Pintinho, presidente da Câmara Municipal, e Leandro Babão; a delegada titular da 147ª Delegacia de Polícia Civil de SFI, Ivana Morgado; o comandante da 3ª Companhia da PM no município, Luciano Gomes Tavares Monteiro, o tenente Tavares. Participaram ainda da solenidade outros secretários municipais e integrantes do Governo, além de familiares dos cadetes.

Ascom SFI

https://static.addtoany.com/menu/page.js

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.