A inauguração do Canteiro de Mudas de SFI aconteceu nesta quarta-feira (28). Fotos


A prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos, inaugurou o Viveiro de Mudas Municipal durante solenidade na noite desta quarta-feira (28). O espaço está situado à margem da rodovia estadual RJ-224, no Centro, ao lado da 147ª Delegacia de Polícia Civil, e objetiva a produção de mudas de espécies da região para exposição, doação e comercialização.

De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento, as obras estavam paradas desde setembro de 2015, no governo anterior, sendo retomadas na atual gestão. O Viveiro de Mudas foi construído através de parceria entre a prefeitura e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, um investimento de quase R$ 150 mil.

 “Temos responsabilidade com o dinheiro público e estamos retomando obras abandonadas na gestão anterior, como é o caso deste Viveiro de Mudas, concluindo e entregando à população. Em breve, vamos também inaugurar o Centro Cultural, outra construção que estava parada no governo passado, um espaço que abrigará a Secretaria de Educação e Cultura e o Teatro Municipal com capacidade para 600 lugares, uma obra que entrará para a história do município”, destacou a prefeita, acrescentando:

“A Emergência do Manoel Carola, fechada desde 2010, será reaberta através de uma reforma geral no hospital, que está em andamento. Posso citar ainda a Double UBS e o Mercado Municipal, na chegada da cidade, que igualmente em breve serão inaugurados. Já fizemos o levantamento e reformaremos o mais rápido possível o Viveiro de Mudas de Praça João Pessoa aumentando a capacidade de produção. Assim, poderemos cultivar hortaliças, a fim de distribuir às entidades beneficentes como a Apae, a Arco-Íris de Luz e até para as nossas escolas. Poderemos ainda produzir plantas ornamentais para os projetos de paisagismo dos espaços públicos, como praças e jardins, economizando dinheiro do município”, ressaltou a prefeita Francimara.

O secretário municipal de Agricultura e Pesca, Matheus Henriques, revelou que para a conclusão das obras foram necessárias intervenções nas partes elétrica e hidráulica, pintura, colocação do sombrite, que são telas de sombreamento para proteção das mudas contra o sol, além da análise da água fornecida.

“Há 20 anos, através de um projeto estadual, o município conseguiu três viveiros de mudas em locais distintos: Praça João Pessoa, Ponto de Cacimbas e Brejo Grande. Posteriormente, houve a unificação no viveiro de Praça com 10 estufas, que ao longo do tempo se degradou e atualmente está com 10% da capacidade de produção, mas a prefeita Francimara já anunciou que será reformado em breve. A partir da inauguração deste Viveiro de Mudas no Centro faremos parcerias com a Secretaria do Meio Ambiente e quem mais tiver interesse, tanto na área do reflorestamento, como olericultura (hortaliças), fruticultura, plantas medicinais, entre outras”, disse o secretário.

Após a solenidade de inauguração foram doadas mudas de plantas para os presentes. Participaram ainda do evento o vice-prefeito Claudio Henriques, secretários municipais, outros integrantes do Governo, além dos vereadores José Pinto Filho, o Pintinho, presidente da Câmara Municipal; Luciano Coutinho, Raliston Souza, Leandro Babão e Mazinho da Banda.

Ascom SFI

https://static.addtoany.com/menu/page.js

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.