Simpósio de Saúde Mental começa nesta terça no Centro de Convenções da Uenf


A Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) vai receber entre os dias 27 e 30 deste mês o I Simpósio de Saúde Mental do Norte e Noroeste Fluminense. O evento, que vai acontecer no Centro de Convenções Oscar Niemeyer, tem como objetivo discutir, de forma interdisciplinar, temas relativos à saúde mental na atualidade. Estão previstas mesas redondas, lançamento de livros, exibição de filme, palestras e apresentações orais. A inscrição pode ser feita através no site do evento.

O Simpósio contará com a participação de professores das principais instituições de ensino superior de Campos (UENF, UFF, Estácio, Isecensa e FMC). Até o momento, foram confirmadas 682 inscrições. Dessas, 165 são para apresentações orais. Também foram inscritos 102 resumos de artigos. Vale lembrar que os 15 melhores artigos, avaliados pelo Comitê Científico, serão escolhidos para serão publicados na Revista Link Science Place (Qualis da CAPES B2) do Programa de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem (PPGCL/CCH) da UENF. Os 35 palestrantes confirmados são professores e pesquisadores do Rio e do Norte Fluminense das áreas de psicologia, nutrição, biologia, filosofia, direito e serviço social.

No dia 27 às 8h30 haverá a abertura oficial, com a presença do reitor Luís Passoni e pró-reitores. Depois, destaque para as mesas sobre direitos humanos e saúde mental, mal estar na civilização e suicídio. No dia 28, acontecem as discussões sobre a saúde mental na universidade e a medicalização da sociedade. No dia 29, vale destacar a mesa sobre terapias alternativas. No dia 30/11, na parte da manhã, haverá a exibição e debate do filme “Nise – O Coração da Loucura”, organizado pelo Centro Acadêmico Nise da Silveira (UFF Campos).

Uma das organizadoras do evento, a professora da UENF, Verusca Reis (PPGCL/CCH), falou sobre os critérios usados na montagem das mesas. Segundo ela, a interdisciplinaridade teve prioridade. “Para além dos muros da Universidade, outras temáticas estão presentes, como a do suicídio, stress, medicalização, tratamentos alternativos, saúde mental da “tentante”, luta antimanicomial, educação inclusiva ligada às necessidades especiais, questão da terceira idade e até nutrição. Tivemos a preocupação, na composição das mesas, de chamarmos não somente pessoas de referência na área, não somente a partir do ponto de vista teórico, mas também da prática que possuem em tais atividades ligadas à saúde mental”, disse Verusca.

Entre os organizadores do evento, além da professora Verusca Reis, estão Andrea Franquetto, Raquel Veggi e Davis Anzolin Lichote.
Toda a programação e demais informações sobre palestrantes estão disponíveis no site do Simpósio de Saúde Mental.

Fonte: Ascom

https://static.addtoany.com/menu/page.js

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.