Novembro Azul: palestra orienta sobre câncer de próstata


A importância de realizar o exame preventivo foi o foco da palestra realizada na manhã desta segunda-feira (26) como parte das atividades da campanha “ Novembro Azul”, em São Francisco de Itabapoana (SFI).
O evento aconteceu no Salão Ana Festas, no Centro, e contou com a presença da prefeita Francimara Barbosa Lemos. Ela destacou o trabalho que o Núcleo de Prevenção e Apoio ao Paciente com Câncer e Familiares (NUPRAPAC) — órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde — vem desenvolvendo sobre a doença.

“O câncer não abala só quem está com a doença, mas também amigos e familiares. Desta forma, a assistência prestada pelo NUPRAPAC é muito significativa. Além disso, prevenir é sempre o melhor remédio, por isso temos investido em ações como essa”, declarou Francimara. A prefeita informou que estão sendo planejadas iniciativas para a abordagem do câncer de pele durante o mês de dezembro.

Coordenadora do NUPRAPAC, a oncologista clínica Elizabeth Uhl, ressaltou durante sua fala que o evento foi “mais uma oportunidade para falarmos de prevenção”. Paralelamente, o secretário municipal de Saúde, Sebastião Campista, afirmou que “quanto antes 



identificar a doença, maiores são as chances de resolução”.

De acordo com o palestrante, o urologista Gustavo Araújo, o câncer que acomete a próstata é o segundo



 mais registrado em homens e o principal em mortalidade. “Segundo indicação da sociedade ao qual façoparte, o toque retal deve ser feito regularmente por homens com histórico familiar e de raça negra desde os 45 anos. Para os demais, a indicação é a partir dos 50”, explicou. No decorrer da palestra, ele salientou que o rastreamento precoce da doença, em alguns casos, evita em 50% a chance de mortalidade.  
Ascom SF

https://static.addtoany.com/menu/page.js

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.