Adolescente de 13 anos internado com meningite meningocócica em Campos


Um paciente de 13 anos está internado em um hospital particular de Campos com diagnóstico de meningite meningocócica tipo C. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde do município nesta sexta-feira (23/11).

O órgão informou ainda que assim que foi notificada, a Vigilância em Saúde está  seguindo todo protocolo do Ministério da Saúde e está tomando as medidas necessárias, como a quimioprofilaxia nas pessoas indicadas.

Disse também que amostras de sangue estão sendo analisadas e todo acompanhamento feito junto à família e à escola. o bairro onde a vítima mora não foi revelado. A vacina contra Meningo C está disponível, gratuitamente, na rede pública para crianças de 11 a 14 anos.

 A chefe da Vigilância em Saúde, Andréya Moreira, ressalta a importância de manter a caderneta de vacinação em dia.

ETENDA A DOENÇA
A meningite meningocócica é um tipo raro de meningite bacteriana, causada pela bactéria Neisseria Meningitidis, que provoca uma inflamação grave das membranas que cobrem o cérebro, gerando sintomas como febre muito alta, dor de cabeça forte e náuseas, por exemplo.
Geralmente, a meningite meningocócica surge na primavera e no inverno, afetando especialmente crianças e idosos, embora também possa acontecer em adultos, especialmente quando existem outras doenças que causam diminuição do sistema imune.

A meningite meningocócica tem cura, mas o tratamento deve ser inciado o mais rápido possível para evitar sequelas neurológicas graves que podem colocar a vida em risco.

Fonte: Ururau

https://static.addtoany.com/menu/page.js

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.