Prefeita se reúne para debater descarte correto de rejeitos do pescado
A prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos, se reuniu na manhã desta terça-feira (16) com representantes de três Programas de Educação Ambiental (PEAs) que atuam no município. O objetivo do encontro foi a promoção do descarte correto de resíduos do pescado.
Além da presença da Rede de Estudos para o Meio Ambiente (Rema), do Pescarte e Observação, a reunião contou com a participação de pescadores e de um encarregado da empresa responsável pelo manejo dos rejeitos.
De acordo com a prefeita Francimara, a prefeitura analisará a viabilidade da proposta, que prevê o fornecimento de um funcionário e do pagamento das taxas de iluminação pública necessários para cada container de descarte.
“A princípio será instalado um em Barra do Itabapoana e outro em Gargaú, onde já há uma estrutura particular montada e esta, seria aproveitada”, esclareceu. Posteriormente, a previsão é de que Guaxindiba e Lagoa Feia também recebam o equipamento.
A coordenadora municipal do Pescarte, bióloga Kissila Rangel, explicou que, o material descartado é encaminhado para uma empresa, onde é beneficiado e transformado em farinha. Segundo ela, quando esse processo é realizado, o município recebe a certificação de ecologicamente sustentável e tem acesso ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Verde.
Os vereadores Alexandre Barrão e Raliston Souza também participaram do encontro. Eles integram o grupo de trabalho, existente na Câmara Municipal, para análise das demandas da classe pesqueira.
Ascom SFI
17 de Outubro, 2018