“Educar Sorrindo” completa primeiro mês de atendimento


O “Educar Sorrindo”, da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), através das secretarias municipais de Saúde e de Educação e Cultura (SMEC), completa um mês nesta quinta-feira (4). O projeto promove atendimentos odontológicos e ações de saúde bucal por intermédio de um veículo equipado com aparelhos e materiais para o tratamento dentário, o Odontomóvel, sendo voltado para crianças da Educação Infantil até o 4º ano do Ensino Fundamental da rede municipal.

Segundo a diretora do Departamento de Odontologia (DO), órgão que é vinculado à Secretaria de Saúde, Karina Abdu, a primeira unidade que recebeu o “Educar Sorrindo” foi a Creche Mayara Gonçalves Arêas da Silva, na localidade de Macuco.

“Do dia 10 até 24 de setembro tivemos um total de 73 alunos beneficiados pelo programa, que participaram de uma ação coletiva de escovação supervisionada, palestras e atividades educativas. Vinte e seis alunos iniciaram o tratamento odontológico e apenas dois não concluíram porque no decorrer, os responsáveis por eles, pediram transferência”, informou Karina.

Já a secretária municipal de Educação e Cultura, Yara Cinthia, fez coro à diretora do DO. “O projeto é importante para podermos ajudar os pais na saúde bucal dos filhos através da informação, já que muitas vezes eles não têm o conhecimento correto das ações preventivas. Além disso, não é preciso a criança se locomover para o atendimento e na própria unidade recebe o tratamento odontológico”, revelou Yara.

No último dia 25, o projeto iniciou os trabalhos na Escola Municipal João Paes Viana, na localidade de Aroeira. Os atendimentos odontológicos no Odontomóvel ocorrem com a presença de um dentista e um atendente. Entre os serviços realizados estão obturações e extrações, além das atividades educativas, tudo objetivando zerar a incidência de cárie infantil no município.

A prefeita Francimara Barbosa Lemos ressaltou que foi um desafio reativar o projeto, que estava parado há sete anos. “Sabemos da importância da saúde bucal para as nossas crianças e que o tratamento odontológico é caro e muitas vezes os pais ou responsáveis não têm condições de arcar com a despesa. O ‘Educar Sorrindo’ é uma grande oportunidade que o município oferece para um tratamento dentário gratuito na infância”, destacou a prefeita.

Ascom SFI

       Página inicial     

https://static.addtoany.com/menu/page.js

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

MENU