Vistoria para viabilizar Unidade de Conservação do Manguezal e Refúgio Natural de Aves


A Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil de São Francisco de Itabapoana (SFI), juntamente com a coordenadora de criação de Unidades de Conservação da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), Renata Lopes, realizaram vistoria técnica no manguezal de Gargaú. O objetivo é viabilizar a implantação e criação da Unidade de Conservação do Manguezal e Refúgio Natural de Aves.

“Será um passo importante na preservação e conservação deste relevante ecossistema, que compreende mais de 10 milhões de metros quadrados com alta biodiversidade marinha, de estuário e do Rio Paraíba do Sul, além de espécies endêmicas e já na lista de vulneráveis do Ibama, como a borboleta-da-praia (Parides ascanius), que tem representação com grande quantidade de indivíduos em nossa Mata Atlântica”, ressaltou o secretário da pasta, Ilzomar Soares, acrescentando que “com a criação teremos possibilidade de trabalhar pensando no século XXI com sustentabilidade”.

Nos próximos dias será protocolado o processo com informações técnicas, a fim de seguir os trâmites em consonância com a SEA.

A prefeita Francimara Barbosa Lemos destacou o alcance da medida. “Parabenizo a iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil. Será uma unidade que acompanha importantes macros projetos na região, como a construção do Porto Central, na cidade de Presidente Kennedy (ES)”, ressaltou.

Ascom SFI

https://static.addtoany.com/menu/page.js

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.