Cras realiza ação informativa em Deserto Feliz


Dando continuidade à série de ações informativas que vem promovendo em diversas localidades de São Francisco de Itabapoana (SFI), o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) esteve na tarde desta quinta-feira (23), em Deserto Feliz.

Os agentes do órgão apresentaram os serviços oferecidos, como também o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), principalmente no que tange os benefícios destinados aos quilombolas.

“Optamos por essa abordagem devido à grande incidência no local. Os quilombolas têm direito à Carta Social, Tarifa Social de Energia Elétrica, kit de Conversão Digital, Bolsa Família, Carteira do Idoso, ID Jovem e o Benefício de Prestação Continuada (BPC)”, elencou a gerente de Proteção Social Básica da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH), Christiane Amaral. Ela esclarece que os programas ainda exigem, por exemplo, critérios de renda.

Ainda segundo Christiane, caso seja identificada durante a ação a necessidade de um atendimento mais particularizado, será feito o encaminhamento para o Cras, onde são realizados, entre outras coisas, inclusões nos benefícios citados e reuniões com as famílias atendidas.

A ação durou cerca de duas horas e foi realizada na Escola Municipal Manoel de Azevedo.

Cras — O órgão, vinculado à SMTDH, é considerado a “porta de entrada” da assistência social. Trata-se de uma unidade pública municipal, integrante do Sistema Único de Assistência Social (Suas), destinado à prestação de serviços socioassisteciais de proteção social básica às famílias e indivíduos e à articulação destes serviços no seu território de abrangência. Atuando em áreas que registram maiores índices de vulnerabilidade e risco social, o Cras tem como objetivo a potencialização da Proteção Social.

Ascom SFI

https://static.addtoany.com/menu/page.js

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.