Idosos de SFI recebem orientação sobre prevenção e sexualidade na 3ª idade


Teve início na tarde desta segunda-feira (20) a Semana de Roda de Conversa sobre Doenças Infectocontagiosas: Prevenção e Sexualidade na Terceira Idade, promovida pela Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), através da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Humano. Idosos de Barra do Itabapoana, Buena, Coreia, Ilha dos Mineiros, Guaxindiba e localidades vizinhas participaram do evento, no Centro de Convivência da Terceira Idade Nágeme Jorge Abílio, na área central.

O enfermeiro estrategista da Clínica da Família Gil Carlos Viana falou com os idosos a respeito do tema. “O objetivo da roda de conversa é conscientizar a terceira idade sobre a sexualidade nesta fase da vida. É comum os idosos não darem importância para o uso do preservativo pelo fato de não estarem em idade fértil, mas se esquecem que além de ser um método contraceptivo, também previne as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)”, explicou.

Viana reforçou a importância do esclarecimento para os idosos, já que a falta de informação acaba aumentando os índices de DSTs na terceira idade. “Na época deles, quando eram jovens, este tema não era falado abertamente. Hoje, existem idosos com certa resistência em falar sobre sexualidade, em procurar um médico especialista e até de assumir que tem vida sexual ativa, por conta da idade. É uma questão cultural”, ressaltou.

O secretário municipal do Trabalho e Desenvolvimento Humano, Fagner Azeredo, também destacou a relevância da ação. “Estamos sempre buscando dar à terceira idade um tratamento especial para melhorar a vida dos idosos de SFI. A prevenção é primordial à saúde e nós estamos fazendo a nossa parte, cumprindo uma determinação da prefeita Francimara Barbosa Lemos”.  

Aprovação – Amaro de Azevedo da Mata, 82 anos, morador em Guaxindiba, elogiou a iniciativa. “Eu acho muito importante nós, integrantes da terceira idade, recebermos informações a respeito de como podemos nos prevenir para não ficarmos doentes”, disse.

Após o bate-papo, ocorreu o tradicional lanche para os presentes, encerrando a programação do dia com uma tarde dançante.  

A técnica responsável pela terceira idade, a assistente social Andréa Marques de Almeida, revelou que nesta terça-feira (21) a roda de conversa será voltada para os idosos cadastrados no Centro de Convivência moradores em Praça João Pessoa, Valão Seco, Bom Jardim, Vilão e localidades adjacentes. O evento prossegue até esta quinta-feira (23).

Ascom SFI

https://static.addtoany.com/menu/page.js

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.