Roda de Conversa sobre Prevenção e Sexualidade na Terceira Idade


A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), por intermédio da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento (SMTDH), vai realizar a Semana de Roda de Conversa sobre Doenças Infectocontagiosas: Prevenção e Sexualidade na Terceira Idade. O evento acontecerá na próxima semana, de segunda (20) a quinta-feira (23).

“A roda de conversa tem como público alvo os idosos cadastrados no Centro de Convivência da Terceira Idade Nágeme Jorge Abílio, onde será realizado o evento, na Rua Daud Salomão Acruche, nº 4, na área central de SFI, sempre às 13h30, e terá à frente o enfermeiro estrategista da Clínica da Família Gil Carlos Viana”, informou o secretário da pasta, Fagner Azeredo.

A coordenadora do Centro de Convivência, Izabel Freitas, ressaltou que a participação dos idosos em grupos de terceira idade favorece a maior ocorrência de encontros afetivos, aumentando a possibilidade do idoso de continuar exercendo sua sexualidade. “Assim a terceira idade tornou-se um grupo vulnerável ao HIV/AIDS, não por falta de conhecimento, mas por preconceito”, reforçou.


Já técnica responsável pela terceira idade, a assistente social Andréa Marques de Almeida, lembrou que as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) na terceira idade passaram a ser um problema de saúde pública no Brasil.

“Com a melhoria da qualidade de vida e sexual na velhice, cada vez mais este grupo torna-se vulnerável a estas doenças. Um dos desafios da prevenção é fazer a pessoa idosa perceber a sua vulnerabilidade, desmistificando mitos e preconceitos através de políticas públicas e ações assistenciais e educativas como estamos propondo”, destacou.

Ascom SFI

https://static.addtoany.com/menu/page.js

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.