Inauguração da UBS de Gargaú, aconteceu nesta quinta-feira (26). Fotos


Após ficar cerca de dois anos paralisada, a finalização da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vereador Daniel Silva, na localidade de Gargaú, em São Francisco de Itabapoana (SFI), foi entregue pela prefeitura nesta quinta-feira (26). Na unidade de aproximadamente 500 m2 foram investidos mais de R$ 580 mil.

Para a prefeita Francimara Barbosa Lemos, entregar a obra, parada desde 2015, representa o compromisso de sua gestão com o dinheiro público. “É com muita satisfação que eu estou aqui hoje entregando essa obra. Foi com muito sacrifício que conseguimos retomar. Essa comunidade merece esta UBS nova, que foi feita para oferecer mais dignidade para vocês”, afirmou ao público presente.

Ela citou os serviços médicos que serão prestados no local: odontológico, pediátrico, ginecológico e com clínico geral, além de salas destinadas, por exemplo, a curativos e vacinação. A UBS abriga ainda um polo do programa Estratégia Saúde da Família (ESF), responsável, entre outras coisas, pela ação dos agentes comunitários.

Francimara explicou que, após a conclusão dos trabalhos no prédio, houve um impasse com a concessionária de energia elétrica Enel (antiga Ampla), já que a prefeitura herda dívidas antigas com a empresa, o que do mesmo modo impede a inauguração da Lagoa do Comércio, também em Gargaú.

Antes de sua fala, a prefeita recebeu homenagens da comunidade: um buquê de flores e a interpretação da música gospel “Conquistando o Impossível”.

A importância de instalações adequadas para um melhor atendimento foi destacada pelo vice-prefeito, Claudio Henriques. “Francimara, você está de parabéns por essa sensibilidade! Nós temos conhecimento que as dificuldades são grandes, mas sabemos que na área da Saúde tudo tem que estar em primeiro lugar”, afirmou.

A subsecretária municipal de Saúde, Thayna Rissa, destacou que esta é mais uma conquista para a Saúde são franciscana.

Morador de Gargaú, o ex-vereador de SFI Jamilton Chaô destacou o atendimento recebido por meio da equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) enquanto passou por problemas clínicos, além de ter parabenizada a prefeita por “não deixar uma obra como essa quieta e terminar”. “Parabéns a você e a todos os funcionários da SMS”, falou reportando-se a Francimara (veja o depoimento).

Mais Obras — Na solenidade, Francimara anunciou a construção de uma praça e o calçamento de duas ruas em Barra Velha, em Gargaú, e o andamento das obras do Mercado Municipal, na chegada da cidade. Ela citou a retomada das obras da UBS de Floresta, onde foram registrados furtos de diversos objetos, como portas e janelas. O prazo de entrega varia entre 60 a 90 dias.

Na próxima segunda-feira (30), ainda segundo a prefeita, será dada a ordem de serviço para o reinício da construção do Complexo Cultural, paralisada desde 2010. O local abrigará a sede da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) e o Teatro Municipal.

Os trabalhos na Praça do Pescador, em Guaxindiba, e da orla da Praia de Santa Clara também serão retomados.
Ascom SFI

https://static.addtoany.com/menu/page.js

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.