Moradores se mobilizam contra vandalismo na Praça da Lagoa do Salgadinho, que será inaugurada nesta quarta



Antes mesmo de ser inaugurada, nesta quarta-feira (25), às 19h, a Praça da Lagoa do Salgadinho, na área central de São Francisco de Itabapoana (SFI), foi alvo de vandalismo, crime cuja punição para os responsáveis pode chegar a três anos de detenção. Contrários à ação, moradores se mobilizaram e limparam a pichação em brinquedos e cercas de contenção.


Especialista em direitos da criança e do adolescente, a moradora Soraia Santos, junto com um amigo, foi a responsável pela limpeza. Para ela, a mobilização, além de ser um ato de protesto contra o que foi feito, mostra o desejo de quem mora na região em conservar o local.

“Aos 11 anos me mudei para perto da Lagoa do Salgadinho e, hoje aos 46 anos, nunca vi aquele espaço tão lindo como está. Zelar pelo bem público não é dever exclusivo de quem está à frente da gestão pública, mas principalmente dos cidadãos”, afirmou. Ela, que notou as pichações enquanto brincava no espaço com sua sobrinha de dois anos, destacou ainda a participação de oito crianças ajudando a limpar o que foi escrito.

De acordo com a advogada Gilda Quintanilha, que é coordenadora do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SFI), avariar as instalações do local pode ser enquadrado como vandalismo e depredação ao patrimônio público.

Segundo o Código Penal Brasileiro, quem danifica o patrimônio público (dano qualificado) pode pegar de seis meses a três anos detenção, e multa, além da pena correspondente à violência.

Inauguração — A cerimônia de inauguração da revitalização da Lagoa do Salgadinho terá a presença da prefeita Francimara Barbosa Lemos, além de secretários municipais, entre outras autoridades. No local foram realizadas diversas intervenções, além da instalação de playground e realocação da Academia da Terceira Idade.

Ascom SFI

       Página inicial     

https://static.addtoany.com/menu/page.js

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

MENU