SFI presente em reunião do Cosemma na Secretaria de Estado do Ambiente


A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), através da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil, esteve presente em reunião na Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) com o coordenador do Projeto Limpa Rios do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Luiz Antônio Corrêa. O encontro, ocorrido nesta sexta-feira (20), teve a participação de representantes do Conselho dos Secretários de Meio Ambiente (Cosemma) do Norte e Noroeste Fluminense, que apresentaram demandas e reivindicações como doações de carros e equipamentos para as secretarias e ainda serviços em parceira com a SEA.

O secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil de SFI, Ilzomar Soares, ressaltou que o evento serviu para fortalecer ações e aumentar o vínculo no Norte e Noroeste Fluminense, buscando caminhos para uma maior proteção ao meio ambiente através de demandas de saneamento e tratamento de efluentes, reflorestamento e busca de cooperação entre Estado e municípios.

“Destaquei a importância da utilização do ICMS Verde (tributo que visa estimular a adoção de iniciativas e políticas de proteção ao meio ambiente) na pasta dos municípios, assim como parceria com o Estado no uso de laboratório conveniado para testes em água e areia, conforme exigência de legislação vigente”, explicou Soares.

Ao final da reunião, o coordenador do Programa Limpa Rios solicitou ao secretário um diagnóstico ambiental atualizado para ser entregue na próxima semana apontando as necessidades de SFI. Depois da entrega a SEA fará uma visita técnica ao município, onde serão apontadas as demandas, principalmente a limpeza do Canal de Gargaú e a retirada de macro algas e demais intervenções necessárias na Lagoa de Babau.

“O início de uma nova etapa e o desenvolvimento serão muito importantes para o avanço nas áreas da sustentabilidade e proteção de ecossistemas do município”, resumiu a prefeita de SFI, Francimara Barbosa Lemos, ao ser informada por Soares a respeito dos assuntos abordados durante o encontro.

Ascom SFI

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.