SFI recebe visita do Ibama para vistoria em áreas de ocupações irregulares


Representantes da diretoria e coordenação de biodiversidade do Ibama visitaram na manhã desta quinta-feira(12), o município de Barra de Itabapoana em SFI. A visita teve como intuito vistoriar áreas de ocupações irregulares no município com vista na preparação de um relatório pra identificar as ações propostas pelo Ministério Público Federal.

Para o Secretario de Meio Ambiente e Defesa Civil Ilzomar Soares, esta visita foi de grande relevância pois permitiu que os técnicos verificassem  o trabalho que a Prefeitura de SFI, através da secretaria, tem realizado na questão de mapeamento de áreas ocupadas irregularmente, corte de vegetação, retirada de areia e outras ações que prejudicam a biodiversidade local. “A secretaria vem trabalhando de forma incisiva para coibir esse tipo de ação, mapeando e notificando esses pontos”, declarou o secretário.

Após a visita, foi realizado um relatório para identificar as ações propostas pelo Ministério Público que dispõe a recuperação de áreas públicas e eliminar focos de invasões.“ Temos ocupações irregulares em áreas de Barra de Itabapoana, Guaxindiba , Gargaú e Santa Clara, e estamos atentos a isso”, declarou o Secretário. Enfatizando ainda que QR Code nas placas oficiais do município com código bidimensional  permite, utilizando um aparelho celular conectado à internet, ter acesso aos dados do processo em questão.

Ilzomar Soares explicou que, ao dar prosseguimento ao plano de ação apresentado ao Ministério Público Federal (MPF), iniciou de forma pioneira a instalação de placas oficiais nos locais mapeados e que norteiam Inquéritos Civis Públicos oriundos de denúncias, que nas gestões anteriores foram ignoradas para atendimento. “ Estamos realizamos o trabalho de levantamento das áreas e mapeamento por georreferenciamento ”, explicou o secretário, esclarecendo que o trabalho requer a ação conjunta do uso de tecnologias como canal de comunicação para um melhor entendimento jurídico.

Marcos Borges, Marcos Ascoly e Hélio Bustamante, analistas do Ibama, enfatizaram que o trabalho realizado pelo Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil, tem propostas concretas, com clareza e excelência nas ações.
Print Friendly, PDF & Email

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

MENU